Topo

Esse conteúdo é antigo

Com restabelecimento parcial, Amapá terá rodízio no fornecimento de energia

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou estado de calamidade pública na capital por 30 dias - Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou estado de calamidade pública na capital por 30 dias Imagem: Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

07/11/2020 13h22

O fornecimento de energia elétrica começou a ser parcialmente restabelecido em parte dos bairros de Macapá, a capital do Amapá, e em algumas áreas do município de Santana. Com isso, o governo do estado do Amapá comunicou que haverá um rodízio em turnos de seis horas no fornecimento da eletricidade.

Segundo o governo, um cronograma de racionamento para os próximos dias será divulgado ainda hoje. Ao longo do dia, a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) fará testes para adequações e ajustes no sistema.

O fornecimento parcial de energia foi viabilizado após a conclusão dos reparos na subestação localizada na capital Macapá, que sofreu um incêndio na última terça (3), deixando 13 dos 16 municípios do estado sem fornecimento de luz por cinco dias.

Além disso, o governo federal publicou hoje no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza a contratação de até 150 megawatts (MW) para o estado do Amapá. A contratação vale por até 180 dias, podendo ser reduzida caso o fornecimento volte a atingir "condição satisfatória".

A falta de eletricidade causou diversos transtornos para a população como a suspensão no fornecimento de água potável pela Caesa (Companhia de Água e Esgoto do Amapá), falhas nas de telefonia e internet, filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio, principalmente alimentício.