Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo faz arrastão na região da Cracolândia, em SP

Leonardo Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 18h43

Moradores da rua Helvétia e da alameda Nothmann, no centro de São Paulo, gravaram um arrastão na tarde desta terça-feira (8). De acordo com eles, tudo começou depois de uma operação de varrição das ruas, que é realizada todos os dias pela Prefeitura de São Paulo, com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Alguns dependentes químicos que vivem na região teriam sido removidos da área e, por isso, deram início ao arrastão.

O movimento social Craco Resiste, que atua contra a violência policial, enviou ao UOL os vídeos, que mostram carros depredados e arremessos de cadeiras. Em alguns casos, os motoristas foram surpreendidos por pessoas quebrando vidros e invadindo os veículos.

Outras gravações com imagens das abordagens do grupo circulam pelas redes sociais.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que está apurando o caso.

Em nota enviada à reportagem no início da noite, a Polícia Militar disse que foi acionada para controlar um tumulto iniciado pelos usuários de droga. "Imediatamente foi acionado o plano de contingência com tropas da Força Tática, Baep, Cavalaria e do patrulhamento de área. No momento, o policiamento segue reforçado na região".

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que funcionários da Prefeitura realizam três faxinas diárias na região da Luz. Segundo a pasta, a GCM acompanha para "proteger agentes públicos e garantir os serviços de coleta de lixo e limpeza das ruas".

A Guarda Municipal diz que deu início a uma operação que "estava ocorrendo na normalidade". "Um grupo de frequentadores, no entanto, começou agredir GCMs com pedras, paus e outros objetos. A reação teve de ser contida para preservar a segurança de todos na região", alega, em nota.