Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: Bombeiros encontram corpo de guia de turismo que se afogou em cachoeira

Renan Nascimento Lago, de 34 anos, sofreu uma queda no último domingo e ficou preso em um buraco submerso - Corpo de Bombeiros da BA/Divulgação
Renan Nascimento Lago, de 34 anos, sofreu uma queda no último domingo e ficou preso em um buraco submerso Imagem: Corpo de Bombeiros da BA/Divulgação

Mattheus Miranda

Colaboração para o UOL, de Salvador

08/12/2020 15h43

Após dois dias de busca, mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram ontem o corpo de um homem de 34 anos que tinha desaparecido na Cachoeira das Andorinhas, na região do assentamento Boa Sorte, em Iramaia (BA), cidade a cerca de 369 km de Salvador. A vítima estava presa em um buraco submerso, em uma galeria subterrânea, após ter sofrido uma queda no último domingo (6).

Para acessar o local em que se encontrava o corpo do guia de turismo Renan Nascimento Lago, a equipe de mergulhadores utilizou uma escada. Após a ancoragem da vítima, a equipe externa realizou o içamento e a retirada das águas.

Em contato com o capitão Eric Miranda, do 8º Grupamento de Bombeiros Militares/Jequié, a reportagem apurou que os profissionais precisaram utilizar sacos de areia para desviar o curso da água, conseguindo assim acessar a galeria.

Cachoeira restage - Corpo de Bombeiros da BA/Divulgação - Corpo de Bombeiros da BA/Divulgação
Bombeiros precisaram desviar curso do rio com sacos de areia para possibilitar resgate do corpo da vítima
Imagem: Corpo de Bombeiros da BA/Divulgação

"No local foi feita uma análise, onde identificamos que, para fazer o acesso a essa galeria, teríamos que desviar o curso do rio. Ainda no domingo, fizemos uma solicitação à Prefeitura de sacos de areia para a gente poder fazer a contenção de parte do rio. Isso foi feito na madrugada do domingo para segunda, de 4h até 12h. Recebemos ajuda dos moradores do local. Na segunda, uma outra equipe com oito bombeiros aproveitou a contenção para iniciar o resgate. Vimos que, com ela, a galeria tinha secado uma parte e dava para acessar", disse.

Após a retirada do corpo, o caso foi encaminhado à Polícia Civil do estado, que registrou a ocorrência para realizar os devidos procedimentos e exames periciais. Renan, que era natural do município de Iramaia, deixa esposa e um filho.