Topo

Esse conteúdo é antigo

SP cria plataforma para monitorar transmissão da covid em escolas

Volta às aulas em São Paulo teve início nesta segunda-feira (15) - Getty Images
Volta às aulas em São Paulo teve início nesta segunda-feira (15) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/02/2021 18h30Atualizada em 15/02/2021 19h00

A incidência de casos suspeitos de covid-19 nas escolas da rede municipal da capital paulistana será monitorada por uma plataforma desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O acompanhamento dos casos suspeitos vai ser responsabilidade da equipe gestora das escolas, por meio da plataforma CITsmart, na sessão Monitoramento COVID-SIMC-19.

Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola fica encarregada de fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência.

No caso dos educadores, o profissional deve ir até a unidade de saúde. Na confirmação de infecção por covid-19, os familiares também devem comunicar a escola de forma imediata, para evitar a disseminação de casos nas escolas.

O formulário com o registro da suspeita deve ser impresso para a UBS de referência, com o objetivo de agilizar o atendimento e permitir o controle das autoridades de saúde e educação do município.

Caso o monitoramento identifique que há dois ou mais casos suspeitos ou confirmados, toda a turma será afastada. Os turnos serão suspensos se mais turmas apresentarem casos, de acordo com a prefeitura.

São considerados como sintomas da covid-19:

  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • tosse;
  • coriza;
  • falta de ar;
  • perda de olfato ou paladar;
  • obstrução nasal (em crianças).

Volta às aulas em SP e greve de professores

As escolas municipais de São Paulo retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (15), após 329 dias de ensino remoto por conta da pandemia da covid-19.

As instituições estavam fechadas desde março de 2020 e desde então estavam recebendo alunos de forma presencial apenas para atividades extracurriculares.

Desde a última semana, professores da rede decretaram greve. A categoria pede que as aulas continuem sendo realizadas a distância.