TixaNews

TixaNews

Opinião

Foz do Amazonas: vai que é tua, Agostinho

Alcolumbre quer exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Lula está decidido a explorar petróleo na Foz do Amazonas. O Agostinho que lute.

Pobre Agostinho Carrara, digo, Rodrigo Agostinho. Ele é o presidente do Ibama e caiu no colo dele um novo parecer técnico do instituto dizendo que a Petrobras não apresentou nada de novo e recomendando mais uma vez pela rejeição da licença ambiental para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, que o governo agora reforça que é na Margem Equatorial.

Detalhe. O Intercept fez um levantamento mostrando como o governo foi aos poucos tirando a Amazônia da equação da exploração do novo petróleo e mudando para Margem Equatorial. Ninguém sabe onde é a Margem Equatorial. Já a Foz do Amazonas todo mundo sabe que vai implicar no Amazonas. Mas vale esclarecer que a tal Foz do Amazonas fica a 500 quilômetros da terra.

A questão é política

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

Alcolumbre, a estrela de Davi do Senado, quer de qualquer jeito esse negócio porque beneficia economicamente seu estado, o Amapá. E o Lula precisa agradar o Alcolumbre porque tem mil coisas para serem votadas no Congresso.

Lula já chegou a dizer até que Marina Silva, a nossa ministra DaSsilvaSsauro do meio ambiente, jamais se oporia à exploração de uma riqueza como essa. A Marina não se deixou abalar e sempre que pode tem deixado claro que não aprova a exploração de combustíveis fósseis, porque foi esse o combinado para tentarmos salvar o mundo da mudança climática. E ainda arremata: o Ibama vai decidir tecnicamente.

Então, vai que é tua, Agostinho.

O Agostinho é suplente de deputado federal pelo PSB, o partido do Geraldo Alckmin, e também um ativista ambiental. Como presidente do Ibama ele tem defendido como nunca as posições técnicas. Mas todo mundo já diz que no caso da Foz do Amazonas, se ele for junto com os técnicos vai dançar.

Continua após a publicidade

Tarcísio e Lula: só love

Tixa, é o outro Tarcísio. Não, Tixa, não é o Tarcísio pai. É o outro.
Tixa, é o outro Tarcísio. Não, Tixa, não é o Tarcísio pai. É o outro. Imagem: Arte: TixaNews

E a rasgação de seda entre Tarcísio, o governador que se acha o Thor, e o Lula hoje, no evento sobre a obra do túnel Santos-Guarujá? Só lóve, com acento. O Lula dizendo que o Tarcísio está fazendo história com as parcerias com o governo federal e o Tarcísio reforçando que vai continuar fazendo parceria com o Lula. E pensar que outro dia Tarcísio estava todo trabalhado no boné MAGA do Trump.

Trump x Xandão

Imagem

Xandão hoje dedicou horas de seu discurso no Supremo (ok, foram alguns minutos só) sobre a briga com o Trump. Mas falou tanto que pareceram horas. Falou até que o Brasil já deixou de ser colônia em 1822. Falou até na ONU e os 193 Estados-membros que lutam contra o fascismo, nazismo, imperialismo. Really? Quero usar aquele meme do chachorrinho dizendo "qual a necessidade disso?". Sério que os supremos precisam fazer isso durante uma sessão suprema?

Continua após a publicidade

E o Xandão ainda fingiu que ficou feliz de o Dino convidá-lo para ir a Carolina no Maranhão em vez de ir para qualquer Carolina nos Estados Unidos. Gente, todo mundo sabe que o Xandão gosta mesmo é da Europa.

Enfim, hoje, a tal comissão da Câmara dos deputados americanos (a mesma que aprovou a lei que poderá impedir Xandão de entrar nos EUA) pediu que todas as big techs enviem as comunicações com a Justiça mundo afora que eles possam considerar contra a liberdade de expressão. Foco no Xandão.

E eu que só quero saber do Carnaval???? Faço o quê? Faço um énoite curtinho na esperança de que o Carnaval chegue logo, BRASEW.

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Continua após a publicidade

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.