Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Polícia tenta identificar motorista que invadiu pista do BRT

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2021 08h27Atualizada em 11/03/2021 11h38

A Polícia Civil do Rio tenta identificar o motorista do carro que invadiu na noite de ontem a pista exclusiva do BRT, na zona oeste do Rio de Janeiro, e provocou o acidente que terminou com a morte da passageira Eliana Carvalho, de 40 anos. Outras 34 pessoas ficaram feridas.

O acidente aconteceu na avenida das Américas, entre as estações Mato Alto e Embrapa. O veículo articulado tombou na via. A Delegacia de Guaratiba investiga o caso e realizou ainda ontem uma perícia no local. No carro, não foram encontrados documentos e a polícia fez um trabalho para identificar impressões digitais no veículo.

Segundo informações da Delegacia de Guaratiba, testemunhas relataram que além do motorista, havia uma mulher e ainda duas crianças no veículo que tem placa de Santo André, SP. De acordo com a Polícia Civil, o motorista saiu do carro após o acidente e permaneceu em pé ao lado do veículo. A mulher que estava dentro do carro com duas crianças começou a gritar por socorro e foi ajudada pelo motorista de um veículo de uma empresa de telefonia que estava próximo ao local do acidente.

Ainda segundo a polícia, o homem fugiu após populares começarem a gritar na região. Ele deixou o local correndo. A delegacia de Guaratiba espera que o motorista se apresente na unidade.

'Susto grande', diz motorista do BRT

Já o motorista do BRT gravou um vídeo tranquilizando os colegas de profissão. "Fala, galera. Tá tudo bem comigo. Foi um susto muito grande, entendeu? Mas agradeço o apoio aí de todo mundo, a preocupação", afirmou Rodrigo dos Santos na gravação.

Segundo Ademir Francisco, diretor do Sintraturb Rio (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), Rodrigo está bem fisicamente, mas psicologicamente muito abalado.

"Ele está transtornado e está muito bem assistido pelo BRT. Ele não estava em alta velocidade, nosso carro atinge no máximo 60 km/h e ele não estava nem nesse máximo. Ele contou que foi tudo muito rápido e que não deu para evitar a batida. Ele bateu e perdeu a direção do veículo.

Coletivo virado

Imagens feitas no local mostram o coletivo virado e populares auxiliando na retirada de vítimas até a chegada do Corpo de Bombeiros. É possível observar pessoas deitadas na pista aguardando o socorro. Os feridos foram encaminhados para seis unidades de saúde. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Por causa do acidente, a cidade entrou em estágio de mobilização. O trânsito na região chegou a ser totalmente bloqueado nos dois sentidos da vida e o desvio ocorreu pela Estrada da Ilha. O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

O Corpo de Bombeiros informou que homens do quartel de Guaratiba foram acionados às 19h46 para socorrer as vítimas. Posteriormente, homens dos quartéis de Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba e Barra da Tijuca também foram enviados ao local. A PM foi acionada.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que anunciou no dia 3 de março que iria assumir o sistema BRT da cidade no prazo de quatro semanas, disse que estava acompanhando a ocorrência pelo Centro de Operações.

A prefeitura lamentou o acidente, se solidarizou com as famílias das vítimas e informou ainda que acompanhará de perto as investigações sobre as causas do ocorrido.