Topo

Conteúdo publicado há
3 meses

Criança de 10 anos morre após picada de cobra na BA; cidade não tinha soro

Secretária de Saúde diz que atraso no diagnóstico retardou tratamento Imagem: Reprodução/TV Globo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/03/2021 11h24

Uma criança de 10 anos morreu ontem, vítima de uma picada de cobra no município de Queimadas, a 308 km de Salvador (BA). O óbito ocorreu antes do menor ter acesso ao soro antiofídico, já que não havia o produto na cidade baiana.

A criança brincava na tarde da quarta-feira (17), no quintal da casa onde morava, na comunidade de Tanque da Pedra, zona rural da cidade, quando foi mordido.

Ele foi levado ao hospital da cidade, mas ao chegar lá não recebeu o soro antiofídico, necessário para reverter o efeito do veneno. Com o agravamento do quadro, a criança morreu ontem pela manhã no hospital.

Ao UOL, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o principal problema foi que os familiares da criança informaram inicialmente que João Emanuel tinha sido picado por uma formiga, e não por uma cobra — o que teria retardado atendimento adequado.

"Isso agravou o quadro, impedindo intervenção e aplicação de assistência adequada em tempo/resposta oportuno", informa.

Ainda em nota, a pasta explicou que não há soro para picada de cobra na cidade e que o estoque, por determinação da Comissão de Intergestores Regional, está guardado no hospital do município de Serrinha (127 km de Queimadas).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Criança de 10 anos morre após picada de cobra na BA; cidade não tinha soro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Cotidiano