Topo

Esse conteúdo é antigo

Gata de estimação 'salva' dono de cascavel dentro de casa em MS

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

02/06/2021 12h33Atualizada em 02/06/2021 13h14

"O instinto de proteção fez com que ela nos mostrasse o perigo e ajudar que nada acontecesse". O relato do analista técnico Guilherme do Carmo Rodrigues, de 28 anos, resume a atitude de sua gatinha de estimação Mila, de apenas cinco meses. Foi o animal que alertou Guilherme do perigo de uma cobra cascavel que estava próximo ao seu pé e que havia passado despercebida pelo jovem.

O analista técnico mora com a família em uma propriedade rural em Bandeirantes, a cerca de 72 km de Campo Grande (MS) e, na tarde de ontem, estava na varanda da residência quando passou ao lado da cobra e não notou a presença do réptil de 1,20 metro de comprimento escondido ao lado de um vaso de plantas.

"Fui até o quintal buscar um mamão no pé e nem percebi que poderia ter algo ali. A cobra estava enrolada, escondida atrás do vaso e passei ao lado dela", recorda Guilherme.

O analista relata que a gata Mila o acompanhou no trajeto e percebeu a presença da cobra. Foi o felino que o alertou do perigo.

"Ela parou ao lado do vaso, ficou toda arrepiada e logo correu na minha direção como se quisesse me dizer algo. Foi quando eu olhei para o vaso e vi a cobra chacoalhando o guizo", diz.

O analista conta ainda que sua mãe e seu pai sempre passam no local e também poderiam ser atingidos pelo animal caso a gata não tivesse feito o alerta.

"Apesar de ser novinha, a Mila sempre foi muito esperta e tem o espírito caçador. Ela adora perseguir borboletas e grilos. Quando ela encontra algum sapo escondido em casa ela fica parada ao lado, toda arrepiada, para nos mostrar. Ela é bem esperta e nos alerta de tudo", conta.

A cascavel foi capturada pelo pai de Guilherme com um pau e levada em um saco até uma área de mata onde foi solta.

Espécie venenosa

A cascavel é uma espécie venosa e a picada de cobras dessa espécie é a que mais causa mortes no Brasil.

O veneno dela tem 65% de crotoxina, proteína que é seu principal componente ativo. Ela inibe os movimentos musculares e pode fazer com que a vítima pare de respirar se não tiver socorro adequado.