Topo

Esse conteúdo é antigo

MP-MA denuncia 10 pessoas por desvio de meio milhão do Banco do Brasil

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 14h41Atualizada em 09/08/2021 12h29

O Ministério Público do Maranhão encaminhou uma denúncia à justiça contra 10 pessoas suspeitas de desviarem mais de meio milhão de reais dos cofres do Banco do Brasil. Elas foram acusadas de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato.

Segundo o MP, entre os acusados há três funcionários e um ex-funcionário do banco. Os promotores pediram o afastamento dos trabalhadores ativos da empresa por "possibilidade de reiteração das condutas e novos danos ao patrimônio".

Para desviar o dinheiro, explica o órgão, os suspeitos fraudavam pagamentos de consórcios de serviços do Banco do Brasil gerando notas fiscais falsas.

O órgão afirma que as investigações descobriram movimentações financeiras suspeitas dos acusados, "incompatíveis com suas rendas".

"De acordo com as investigações do Ministério Público, o esquema criminoso contava com a participação de funcionários do Banco do Brasil que tinham acesso aos sistemas para inclusão de informações e dados e a consequente liberação dos pagamentos. Os funcionários facilitavam os pagamentos de consórcios contratados por cônjuges, parentes próximos e conhecidos", afirmou em nota o MP.

A investigação foi conduzida pela 5ª promotoria especializada de Timon, com apoio da Polícia Civil do Maranhão.

Em nota, o Banco do Brasil afirmou estar colaborando com as investigações. "O Banco do Brasil informa que colabora com as autoridades na investigação de fraudes com o repasse de subsídios no seu âmbito de atuação e que segue os trâmites previstos em seu processo de gestão disciplinar para casos de envolvimento de pessoa do seu quadro funcional", afirmou.