Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas na Bahia: 12 cidades ficam 'ilhadas', sem acesso a socorro por terra

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 19h54Atualizada em 11/12/2021 08h36

Em meio ao ciclone que provocou até 450 mm de chuva em um único dia em municípios do estado da Bahia, pelo menos 12 cidades estão isoladas, sem acesso fácil a socorro, e com orientações para que os moradores busquem refúgio em áreas mais altas, já que ainda existe previsão de mais tempestades e vazão de água nas áreas ribeirinhas.

O número de municípios "ilhados" foi divulgado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Entre os mais afetados estão Eunápolis e Itabela. A ponte do Rio do Peixe, que liga as duas cidades na BR-101, está completamente tomada por água e ameaça ceder.

O abastecimento de medicamentos e remédios está prejudicado nas duas cidades, já que nem mesmo os caminhos alternativos até os locais mais afetados são recomendados, por passar por estradas de terra que estão muito enlameadas. Não há previsão de melhora do nível d'água, já que às 14h17 de hoje foi relatado pela equipe da PRF que o nível do alagamento ainda subiu.

"Faço um apelo para que as pessoas que estão próximas de rios e riachos saiam das suas casas e vão para regiões mais altas. Esses rios e algumas barragens vão soltar mais água. Recebemos um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, em Jequié, afirmando que, até amanhã, vai soltar um volume grande de água. Faço este alerta para que as prefeituras e órgãos de defesa civil e assistência social retirem as pessoas dessas localidades o mais rápido possível", declarou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), em nota publicada na manhã de hoje.

Procurada pelo UOL, a Defesa Civil do estado não informou o número de vítimas e desabrigados, mas o governador afirmou que equipes de resgate com barcos, aeronaves, botes e caminhonetes socorreram pessoas doentes e mulheres grávidas em várias das cidades alagadas, além de enviar caminhões-pipa para manter a população com água potável.

Outros municípios afetados pelas tempestades são Uruçuca, onde houve deslizamento de encosta e a queda de uma árvore interditou parte da BR-101; Ilhéus, onde o km 25 da BR-415 foi completamente interditado também pela queda de uma árvore; e Itamaraju, na altura do km 811 da BR-101, que teve a ponte de acesso interditada por causa de rachaduras, com passagem liberada apenas para veículos de emergência.

"Vamos manter uma reunião diária emergencial com toda a equipe de governo e municipais para tomar as providências. Onde o abastecimento de água foi interrompido e é possível ter acesso, a Embasa está enviando caminhões-pipa", citou Rui Costa.