Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva faz rios transbordarem e causa enchente em Rondônia

Pelo menos 300 famílias foram atingidas pela cheia em Cacoal - Prefeitura de Cacoal/Reprodução
Pelo menos 300 famílias foram atingidas pela cheia em Cacoal Imagem: Prefeitura de Cacoal/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/02/2022 22h23Atualizada em 18/02/2022 22h23

A cidade de Cacoal, em Rondônia, decretou situação de emergência na noite de hoje após chuvas fortes causarem cheia nos rios Pirara, Tamarupá e Salgadinho. Pelo menos 300 famílias foram afetadas.

De acordo com a prefeitura da cidade, casas ficaram alagadas e pontes foram arrastadas, o que isolou parte do município. Com a chuva contínua, a expectativa é de que o nível do rio Machado também suba e atinja novas residências.

A zona rural foi uma das mais afetadas pela água e o nível do rio Machado já subiu dois metros, com risco de transbordamento. Aproximadamente 20 bairros da cidade foram considerados em áreas de risco.

"Toda população precisa ficar em alerta e respeitar as instruções da Defesa Civil neste momento. Toda ajuda é bem vinda", afirmou em pronunciamento publicado nas redes o coordenador de defesa civil da cidade, Lucas Borghi.

Imagens publicadas pela própria prefeitura nas redes mostram ruas que terminaram "virando rios" e até mesmo um homem ilhado em uma árvore.

Pelo menos 20 bairros estão em área de risco em Cacoal - Prefeitura de Cacoal/Divulgação - Prefeitura de Cacoal/Divulgação
Pelo menos 20 bairros estão em área de risco em Cacoal
Imagem: Prefeitura de Cacoal/Divulgação

Ainda na manhã de hoje, a prefeitura da cidade usou as redes sociais para divulgar um alerta de chuvas intensas, que aumentaram o nível dos rios.

A enchente de hoje ocorre pouco mais de uma semana após um transbordamento anterior do rio Machado, que fez com que parte da população saísse de áreas de risco para tendas montadas pela prefeitura.

Até o momento, não há registro de mortos ou feridos com as chuvas na região.