Mãe e filho morrem eletrocutados por cerca elétrica no ES
Uma tragédia toma conta da família Cesconetto, que mora na localidade de São Francisco do Xavier Guandu, na cidade de Afonso Cláudio (ES), a 147 km de Vitória. Aguida Dias Cesconetto, de 63 anos, e Augusto Cesconetto, de 41 anos — mãe e filho — morreram eletrocutados em uma cerca elétrica.
De acordo com a Polícia Militar, Aguida saiu para pescar em um rio que corta a região por volta das 16h do sábado (19). Como se passaram duas horas e a mãe não retornou, Augusto foi procurá-la.
Segundo relatos dos familiares aos policiais militares, Augusto encontrou a mãe caída próxima a um trecho do rio. A suspeita é de que ela tenha escorregado e caído sobre uma cerca elétrica. Ao lado do local em que o corpo foi encontrado, há uma plantação de milho e uma poça de água. Por causa das chuvas que caem na região e do rio, o local estava molhado. Em contato com a cerca elétrica, Aguida levou um choque e morreu no local.
Ainda segundo a PM, o filho foi em direção ao corpo da mãe e, por já estar de noite, não viu a cerca. Ele também foi eletrocutado e morreu na hora. O Samu foi acionado e os corpos de mãe e filho levados para o Instituto Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim.
O UOL tentou contato com os familiares das vítimas, mas eles não quiseram gravar entrevista.
A reportagem também procurou a Polícia Civil para saber a causa exata do choque. Em nota, a corporação informou que "não há informações para passar à imprensa".
Cuidados com eletricidade
De acordo com o técnico em eletricidade José de Jesus dos Santos, não é comum cercas elétricas levarem a pessoa a óbito.
"A cerca elétrica é de pulso contínuo, ou seja, sempre passa energia por ela. A pessoa morre porque ela sobe no muro, recebe o pulso contínuo, vai cair e muitas vezes bate a cabeça. Neste caso em questão [da mãe e filho], é provável que tenha algum cabo, ou fio, solto. Como estava energizado, acabou dando um choque mais forte e levando os dois a óbito", explicou o técnico.
O site da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) explica que também há a possibilidade da água estar eletrificada devido ao contato com uma fiação inadequada.
Em períodos de chuva forte e com registro de alagamentos de casas e apartamentos, o técnico em eletricidade alerta para a necessidade de se desligar os aparelhos elétricos.
"Se perceber que a água está entrando na casa, tire todos os objetos elétricos das tomadas ou desligue o disjuntor da casa", explicou. Ele ressaltou também a importância de estar com as mãos secas na hora de manusear esses objetos, para evitar descarga elétrica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.