Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem dá à luz em ponto de apoio aos desabrigados em Petrópolis (RJ)

A enfermeira Tatiane Jardim Costa auxiliou no parto da pequena Ana Alice - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
A enfermeira Tatiane Jardim Costa auxiliou no parto da pequena Ana Alice Imagem: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/02/2022 14h36Atualizada em 21/02/2022 07h57

Uma jovem de 19 anos deu à luz na Escola Paroquial Bom Jesus, na rua Dr. Thouzet, que está servindo como ponto de apoio aos desabrigados em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A pequena Ana Alice nasceu às 8h42 com ajuda da equipe de saúde que está atuando no local. A mãe e a criança passam bem.

Segundo a prefeitura, a mãe da bebê, Giovana Cerqueira, chegou ao posto de apoio por voltas das 7h30 para contar à mãe dela que estava com fortes contrações. A avó da criança está no local após as fortes chuvas de terça-feira (15), que deixaram mais de 150 mortos no município.

A equipe médica, que está atuando no ponto de apoio, examinou a jovem e pediu ajuda da Defesa Civil do município, que acionou a ambulância, mas a bebê acabou nascendo dentro da escola.

"Ela [Giovana] estava tendo contrações fortes. Acionamos a Defesa Civil, que chamou a ambulância, mas não deu tempo. A bebê nasceu aqui mesmo. Foi a coisa mais emocionante que vi na vida", afirmou Renata Zacharsk, diretora da escola.

"A mãe da criança não estava abrigada na escola, só a mãe dela. Foi um momento muito emocionante para todos aqui", acrescentou a diretora.

Foi a segunda gravidez da jovem. De acordo com a enfermeira Tatiana Jardim Costa, o nascimento da criança ocorreu rapidamente. "Eu e a mãe dela [avó da criança] a colocamos no chão, e eu falei: 'faz força'. Logo já vi a cabeça da bebê, e nasceu. Foi lindo", afirmou a profissional da saúde.

Depois do nascimento da criança, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) encaminhou Giovana e Ana Alice ao HAC (Hospital Alcides Carneiro), em Corrêas.