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Porteiro demitido após deixar guarita pra fazer socorro sofre por emprego

Heloísa Barrense

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 20h30Atualizada em 14/03/2022 14h50

Há 38 dias, Juliano Amaro da Silva Paula, 44, lida com as consequências de ter sido herói para uma família de Marília, no interior de São Paulo.

Desempregado, ele conta não se arrepender do momento em que deixou a guarita do prédio em que trabalhava para socorrer um homem, de 41 anos, vítima de um capotamento na frente do Edifício Spot, no bairro Esmeralda, onde trabalhava. O impulso de ajudar foi atendido em poucos segundos, mas o profissional acabou demitido e agora, ainda sem recolocação, percebe as contas acumularem. A empresa justifica que o porteiro deixou o posto por mais de 2h, deixando "o prédio absolutamente vulnerável".

Juliano estava jantando na guarita no dia 1º de fevereiro quando, por volta das 23h30, ouviu gritos de crianças e, em seguida, uma pancada muito forte. Ele olhou para a janela de onde estava e viu um carro capotando, passando por cima de outro que estava parado no cruzamento.

"Quando eu ouvi as crianças gritarem, saí de imediato. Eu tenho três filhos então foi uma coisa automática", conta ele ao UOL. O porteiro é pai de uma menina de 3 anos, um menino de 5 anos e outro de 13.

Ele trabalhava há nove meses no prédio, após uma vida de mais de vinte anos se dedicando ao ofício em empresas de segurança.

Com curso de primeiros socorros, Juliano conta que não hesitou em ajudar as vítimas do acidente. "Na hora que eu fui sair correndo, a cadeira chegou a bater na mesa e até caiu comida no chão. Eu só conseguia pensar em ajudar aquelas pessoas", diz ele.

Ao chegar no local do acidente, Juliano encontrou o primeiro carro com as crianças conscientes e em bom estado de saúde. Ele então decidiu ver o outro veículo que, segundo ele, havia capotado três vezes.

acidente - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Acidente ocorreu em frente à prédio que Juliano trabalhava no dia 1º de fevereiro
Imagem: Arquivo pessoal

Eu entrei no carro e não vi ninguém. Olhei para os lados, para ver se a pessoa tinha sido lançada fora, mas ele não estava lá. Então dei a volta, quebrei o vidro de trás, entrei por trás do carro e achei a vítima, um homem de 41 anos", relata. "Ele estava em uma posição muito ruim, sobre o próprio pescoço. Se demorasse o socorro, ele seria prejudicado. Então, como sou socorrista, eu coloquei ele em uma posição melhor para não causar danos a possíveis fraturas na coluna. Ele estava desacordado, sangrando muito e aspirando esse sangue.

Juliano ainda revelou que realizou manobras para despertar a vítima do capotamento e que, durante o procedimento, conseguiu ajuda de outro pedestre, que telefonou para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Enquanto aguardavam a ambulância, o homem despertou.

"Coloquei ele na maca, ele se encaminhou para o hospital e eu subi para o prédio para me lavar. A todo tempo eu olhava a portaria para ver se tinha algum movimento de morador, mas naquela hora não havia ninguém", diz. Juliano ainda diz que os moradores e funcionários possuem um cartão que, ao ser encostado em um aparelho, libera entrada e saída de pessoas.

No dia seguinte, no entanto, a notícia chegou até o Grupo IF3, responsável pela segurança do edifício. Segundo Juliano, a empresa entendeu que ele havia descumprido procedimentos internos ao socorrer a vítima do capotamento, já que ele não poderia deixar a guarita.

Me falaram que eu não poderia fazer isso e foi um choque. Eu disse: 'Se fosse um filho seu, o que você faria?'. Mas eles disseram que não deveria ter saído da guarita por nada. Eu expliquei que foi uma capotagem e que eu era socorrista, mas não adiantou.

A empresa deu a Juliano duas alternativas: pedir a demissão ou ser demitido por justa causa. "Eu falei: 'eu vou embora por ter salvado uma pessoa? Eu fiz um juramento de que se eu não realizar socorro, eu estou cometendo um crime'", relembra. "Eu passei mal. Fiquei constrangido, mas eles não mudaram de ideia."

Desde então, Juliano tenta procurar um emprego que possa atender às necessidades dele e da família. Segundo ele, a mulher, que é funcionária pública e trabalha na prefeitura de Marília, não ganha o bastante para cobrir todas as despesas mensais. Além disso, o filho dele de 5 anos tem autismo e precisa de um medicamento controlado de alto custo para ter qualidade de vida.

juliano - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O porteiro Juliano Amaro da Silva Paula, 44, ao lado dos filhos
Imagem: Arquivo pessoal

"Eu não tenho dormido à noite. Meu filho de cinco anos não entende porque eu passo tanto tempo em casa. Às vezes ele pergunta se eu estou de folga diariamente e eu nem sei como explicar para ele. Eu tenho mandado currículo, mas a minha área na cidade é muito difícil. Estava prestes a começar um curso de vigilante, mas agora a minha vida parou", relata.

A família da vítima chegou a entrar em contato com Juliano para agradecer o socorro. A mãe da vítima relatou, em vídeo, que o filho estava sem cinto de segurança e que os primeiros socorros foram cruciais para manter a vida dele.

"É muito difícil encontrar pessoas assim hoje. As pessoas geralmente se preocupam mais com eles próprios ou criticam quando veem uma coisa dessa acontecer, já o Juliano foi lá e prestou os socorros e nos orientou a chamar guincho e nos apoiou", disse ela. "Meu filho está bem hoje por ter sido socorrido imediatamente naquele momento".

Juliano conta que recebeu apoio de diversos moradores após a demissão. O prédio possui muitas famílias árabes e ele chegou a aprender até mesmo inglês em cursos online para conseguir se comunicar com os moradores.

"Eu sempre trabalhei muito, nunca tive nenhum problema, sempre chegava no horário. Teve alguns moradores que me ligaram para prestar solidariedade. Eu fui ajudar uma pessoa e ajudando essa pessoa eu não prejudiquei o meu trabalho e o meu serviço. Eu achei uma injustiça muito grande".

Apesar da demissão, Juliano diz que, se a situação ocorresse novamente, ele não pensaria duas vezes: "Se for um acidente daquela forma, daquele grau de gravidade, eu vou socorrer", finaliza.

O outro lado

O UOL entrou em contato com o Grupo IF3 que informou reconhecer "o mérito do primeiro socorro prestado às vítimas pelo colaborador", porém "não isenta que o senhor Juliano descumpra com suas obrigações na portaria e com os procedimentos" da empresa.

O Grupo IF3 informou que "mesmo depois de toda movimentação do Corpo de Bombeiros (Unidade de Resgate) e da Polícia Militar ter terminado, o que ocorreu por volta das 00h15, o senhor Juliano continuou fora de seu posto, ainda que não houvesse qualquer medida a ser tomada por ele conforme imagens [das câmeras de segurança]".

"Assim sendo, o senhor Juliano apenas retornou ao seu posto de trabalho às 2h36 da madrugada, ou seja 2h59 após o acidente, sendo que assim o senhor Juliano ultrapassou em 2h21 o tempo necessário para o atendimento ao acidente", diz comunicado.

A empresa defende que Juliano "não retornou à portaria, como deveria, com a responsabilidade de garantir a segurança de 80 famílias que residem no condomínio, deixando o prédio absolutamente vulnerável" e que tomou conhecimento da situação após relatos dos condôminos no dia seguinte.

O Grupo IF3 afirma que, "se o senhor Juliano tivesse prestado socorro, o qual terminou às 00h15, com a saída do Resgate com a vítima, e tivesse retornado ao condomínio não estaríamos debatendo os fatos" e que apoia toda iniciativa dos nossos colaboradores em socorrer as vítimas de qualquer tipo de acidente, mas reiteramos a importância da nossa função. A atividade de Segurança Patrimonial e Controle de Acesso não permite falha, trabalhamos para garantir a vida de famílias e o patrimônio de quem nos contratou."

A empresa também afirmou "com veemência" que o socorro ao acidente não contribuiu para a demissão de Juliano e que "que existem outras razões que culminaram no término da relação de trabalho" entre os dois.

"As verdadeiras razões da demissão do senhor Juliano deveriam ficar entre a empresa e o colaborador. Entretanto, em razão do senhor Juliano ter trazido a público a sua versão dos fatos, nos sentimos na obrigação de esclarecer que o senhor Juliano foi advertido verbalmente por diversas vezes durante os nove meses em que ele fez parte do Grupo IF3. Cabe esclarecer ainda que a empresa já vinha recebendo denúncias de condutas impróprias por parte do colaborador durante o tempo em que ele esteve trabalhando com a empresa. Assim sendo, a demissão do senhor Juliano, foi em razão do histórico de trabalho no período em que esteve conosco, somado ao comprovado abandono de seu posto durante 2h21 após o término do socorro do acidente. Dessa forma, agradecemos ao senhor Juliano o socorro prestado e o tempo dedicado ao Grupo IF3", finaliza nota.