McDonald's: Cliente atira em vendedor em briga por cupom de desconto no RJ
Marcela Lemos
Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro
09/05/2022 09h14Atualizada em 09/05/2022 18h37
Um funcionário do McDonald's da Taquara, bairro da zona oeste do Rio, foi agredido e baleado por um cliente, na madrugada de hoje, após uma discussão. Testemunhas relataram à Polícia Militar que o desentendimento começou na área do drive-thru e foi provocado por um cupom de desconto.
Mateus Domingues Carvalho, 21, foi atingido na barriga e levado por policiais militares para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde passou por cirurgia.
O quadro de saúde dele é considerado estável. A família preferiu não comentar o caso.
O autor do disparo foi identificado como o sargento do Corpo de Bombeiros Paulo César de Souza Albuquerque. Ele fugiu do local do crime. A Justiça negou o pedido de prisão temporária contra ele. A defesa do militar não foi localizada.
Em decorrência do tiro, a vítima precisou retirar um dos rins em cirurgia e parte do intestino que foi afetado. Mateus está no CTI e precisará passar por nova cirurgia.
À queima-roupa
Uma parente da vítima, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que o caso ocorreu por volta das 2h e o disparo foi à queima-roupa.
Segundo ela, o que foi passado à família é que o homem fez um pedido no drive-thru e só no momento de pagar informou que teria um cupom de desconto para o lanche. Mateus teria explicado que o benefício só pode ser aplicado antes de efetuar o pedido, o que deixou o cliente descontrolado.
O funcionário trabalhava na unidade da Estrada dos Bandeirantes há mais de um ano. Ele veio para o Rio de Janeiro para trabalhar há cerca de três anos, informou a familiar que reclamou da ausência do McDonald's no caso.
"Passamos a madrugada no hospital e até então não vimos a cara de ninguém do McDonald's. Recebemos ainda pouco uma ligação de uma pessoa dizendo que estava no hospital e mais nada. Tão falando que estão dando suporte e não sei que suporte. A gente tá aqui sem saber o que fazer", disse a parente, em entrevista ao UOL.
Procurado, o McDonald's lamentou o ocorrido e disse em nota que "prestou socorro imediatamente ao funcionário, que foi levado rapidamente para o hospital pela polícia. A empresa está acompanhando e dando todo o suporte para seus familiares e já está colaborando com as investigações sobre o caso".
Uma testemunha descreveu, sob anonimato, o ocorrido, em entrevista à TV Globo: "O cliente começou a gritar na pista do drive-thru que, se não tratasse ele bem, ele invadia o estabelecimento e daria um tiro no funcionário. Ele aplicou um disparo de arma de fogo à queima-roupa, dentro do estabelecimento".
'Menino gentil'
A familiar ouvida pela reportagem descreveu Mateus como uma pessoa tranquila.
"Ele é uma criança grande, se dá bem com todo mundo, não tem uma pessoa que reclame dele ou tenha algo a se queixar. É um menino gentil. Só tem idade e tamanho".
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Taquara. De acordo com a Polícia Civil, "agentes realizam diligências para ouvir testemunhas e colher imagens de câmeras de segurança. A investigação está em andamento", informou a instituição através de nota.