Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana começa amena, mas frio e chuva voltam em SP; veja previsão pelo país

Capitais terão pancadas de chuva no decorrer da semana, e clima fica ameno - CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)
Capitais terão pancadas de chuva no decorrer da semana, e clima fica ameno Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO (arquivo)

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 04h00

A segunda semana de maio deve começar com um clima mais ameno em São Paulo, com mínimas de 14 ºC e uma mudança brusca de temperatura na quarta-feira (11), quando a máxima chega apenas aos 20 ºC, segundo o Climatempo. A tendência é acompanhada por estados do Sul e Centro-Oeste.

Hoje, em São Paulo, os termômetros indicam mínima de 14 ºC e máxima de 24 ºC. Já amanhã a temperatura sobe um pouco, indicando máxima de 26 ºC. Não há previsão de chuva para nenhum dos dias.

No entanto há uma previsão de mudança brusca de temperatura para quarta-feira: com a máxima chegando aos 20 ºC, é previsto pancadas de chuva à tarde e à noite. A chuva também estará presente na quinta-feira (12), quando a mínima nos termômetros deve ser de 14 ºC e a máxima, de 22 ºC. Na sexta-feira (13) a temperatura sobe um pouco, marcando máxima de 24 ºC e sem pancadas de chuva previstas.

O Rio de Janeiro registrará máxima de 26 ºC hoje e amanhã e 27 ºC na quarta-feira. Não há previsão de chuva em nenhum dos dias. Na quinta e sexta-feira o Climatempo aponta pancadas de chuva, mas a temperatura permanecerá na mesma casa dos dias anteriores.

Veja como fica o tempo no resto do Brasil

Região Sudeste

Segundo o Inmet, não há previsão de grandes acumulados de chuva na Região Sudeste, chegando a até 60 mm sobre o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro e até 40 mm no norte e leste de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em Belo Horizonte, não deve haver chuva a semana toda. Hoje será o dia mais quente da semana toda, com 27 ºC de máxima. Na terça, quarta, quinta e sexta-feira o termômetro não passa dos 26 ºC.

Em Vitória (ES), a máxima ficará em 27 ºC hoje e 28 ºC amanhã, quando são previstos pancadas de chuva. Na quinta-feira a mínima será de 23 ºC e 27 ºC de máxima, tendo previsão de chuva.

Região Nordeste

O boletim do Inmet aponta variação nos volumes chuvosos na Região Nordeste. Apesar das altas temperaturas nos estados da região, há previsão de chuva a semana toda, de acordo com o Climatempo.

Salvador (BA) não terá temperaturas mínimas abaixo dos 21 ºC e não passará dos 28 ºC. Hoje e amanhã a mínima será de 24 ºC com máxima de 27 ºC. Na quinta-feira esfria um pouco, tendo 21 ºC de mínima. Há previsão chuvosa para todos os dias na capital baiana, com boa parte do estado tendo até 30 mm de chuva.

Em Fortaleza, Recife e Aracaju, há previsão de chuva para todos os dias, mas as temperaturas ficam altas. Na capital cearense, os termômetros não ficam abaixo dos 24 ºC em nenhum dia da semana, tendo máxima de 30 ºC já hoje e 29 ºC amanhã. Na capital pernambucana, a máxima também chega aos 29 ºC, registrando essa temperatura hoje e amanhã. Em Aracaju, os termômetros batem os 30 ºC amanhã e quarta-feira, e chega aos 29 ºC nos outros dias.

Em João Pessoa e no Natal, a chuva dá trégua na quarta e sexta-feira. A capital paraibana terá temperatura amena, chegando a registrar mínima de 23 ºC na sexta-feira, mas no restante da semana será calor com máxima de até 29 ºC. A capital do Rio Grande do Norte terá máxima de, pelo menos, 30 ºC todos os dias da semana, e registra mínima de 25 ºC hoje e amanhã.

Região Norte

O Inmet aponta que a previsão de chuva na Região Norte também varia, tendo acumulados de até 200 mm no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Enquanto no Acre, Rondônia e Tocantins o acumulado previsto é de até 90 mm. As temperaturas ficarão altas, segundo o Climatempo.

Em Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Palmas, a chuva dá trégua em alguns dias da semana, principalmente na capital do Tocantins, onde não chove nenhum dia e a máxima ultrapassa 30 ºC, chegando a 34 ºC hoje e amanhã. Na capital de Rondônia, só não é previsto chuva na quarta e quinta-feira e as temperaturas ficam altas também, chegando a 32 ºC hoje e sexta-feira. Em Rio Branco, a chuva dá as caras apenas hoje e amanhã, mas a temperatura bate os 32 ºC em ambos os dias.

Em Boa Vista e Macapá, há previsão de pancadas de chuva todos os dias. Na capital de Roraima, os termômetros batem os 34 ºC amanhã e o restante da semana terá temperaturas que chegarão aos 32 ºC. Na capital do Amapá, a máxima atingida será na quarta-feira, com 32 ºC, hoje, quinta e sexta-feira o clima fica mais ameno, com 29 ºC.

Em Manaus, só não chove na quinta-feira, o dia mais quente da semana, que é esperado chegar a 32 ºC.

Região Centro-Oeste

De acordo com boletim do Inmet, o Mato Grosso terá acumulado de chuva que chegará a 70 mm. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, é previsto que as chuvas atinjam até 50 mm.

Em Cuiabá e Goiânia, as chuvas não marcarão tanta presença. Na capital mato-grossense, são esperadas pancadas de chuva apenas hoje e amanhã, mas o calor não dará trégua, registrando 34 ºC hoje e 33 ºC amanhã e quinta-feira. Já na capital goiana só chove hoje, e o resto da semana terá temperaturas mais amenas de até 29 ºC.

Em Campo Grande (MS), apenas na sexta que não chove. A capital terá clima mais ameno na terça, quarta e quinta, quando os termômetros registram até 28 ºC. Já hoje e sexta, a máxima prevista é de 30 ºC e 29 ºC, respectivamente.

Região Sul

O Sul do país terá acumulado de chuva de até 60 mm, segundo o Inmet. A região terá dias um pouco mais frios, assim como foi na última semana, informa o Climatempo.

Em Porto Alegre (RS), chove apenas amanhã e quarta-feira, que registra mínima de 13 ºC nos termômetros. Em Curitiba (PR) só não chove na sexta-feira, e é aconselhável tirar o casaco do armário, pois a mínima da semana fica nos 12 ºC.