Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Cadelas farejadoras salvam italiano desaparecido há 4 dias na BA

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 17h58Atualizada em 09/05/2022 22h28

Um italiano desaparecido por quatro dias foi encontrado desidratado e desorientado em uma área de mata em Arraial d'Ajuda, na cidade de Porto Seguro, na Bahia, com ajuda de cadelas farejadoras da Polícia Militar.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o homem, identificado como Paolo Razelli, 53, desapareceu na quarta-feira (4), após sair do trabalho.

Após buscas sem sucesso, no sábado (7), as equipes do 8º Batalhão da PM coletaram objetos pessoais do homem com familiares e foram até o local no qual ele foi visto pela última vez com as cadelas Brunna e Surah, especialistas em mantrailing (resgate com base nos cheiros das vítimas).

Italiano de 53 anos foi encontrado com ajuda de cadelas farejadoras da polícia - Secretaria de Segurança Pública da Bahia/Divulgação - Secretaria de Segurança Pública da Bahia/Divulgação
Italiano de 53 anos foi encontrado com ajuda de cadelas farejadoras da polícia
Imagem: Secretaria de Segurança Pública da Bahia/Divulgação

Partindo do local, as cadelas levaram os policiais até um trecho da Praia de Pitinga, onde testemunhas confirmaram que tinham visto a vítima.

Com as informações das testemunhas, os policiais seguiram para a Praia dos Coqueiros, em Trancoso, onde outras pessoas apontaram o caminho que o homem tinha seguido.

"Decidimos reiniciar as buscas daquele ponto com Surah, até que ela apontou o local onde o homem estava", explicou, por meio de nota, o tenente-coronel Alexandre Costa.

Um vídeo divulgado pela polícia mostra o momento em que Razelli é encontrado com ajuda da cadela. Ele estava deitado sobre folhas e parecia confuso. Em um momento, ele chega a alisar a cabeça da cadela farejadora que o encontrou.

De acordo com a polícia, o homem estava desidratado, desorientado e assustado, sem conseguir sequer beber água.

Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade e, após passar por cuidados médicos, foi entregue à família.