Topo

Esse conteúdo é antigo

Guardas civis são flagrados dando chutes em homem em Embu das Artes (SP)

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 10h12Atualizada em 30/05/2022 13h17

Dois guardas civis municipais de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, foram afastados após serem flagrados agredindo um homem no Parque Pirajussara, na madrugada de ontem. Em vídeo que circula as redes sociais, os guardas aparecem dando chutes e pontapés no homem caído no chão. O prefeito da cidade, Ney Santos (Republicanos), classificou a ação como uma "abordagem irresponsável".

Na cena, o homem está caído no chão quando é alvo de agressões. Ele tenta se levantar, mas é empurrado pelos guardas. A pessoa que está gravando o momento afirma: "Tudo está sendo filmado. Ninguém está fazendo nada de errado". Na sequência, o homem agredido é jogado no chão por um dos guardas civis.

O UOL entrou em contato com a Guarda Civil Municipal da cidade para um posicionamento sobre os excessos na abordagem e o que levou a ela. Segundo a corporação, o caso está sendo apurado pela Corregedoria e os dados obtidos correm em segredo até o término das investigações. Os agentes serão ouvidos "para que seja garantido o direito do contraditório e ampla defesa", de acordo com a GCM.

O homem agredido ainda não foi identificado.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, afirmou que os guardas já foram afastados das atividades e que houve a abertura de processo administrativo "para que sejam aplicadas as punições cabíveis."

"Esse não é o comportamento desejado por nós, nem tão pouco treinamos nossos GCMs para isso, temos oferecido uma capacitação contínua da corporação para que excessos como esses não aconteçam", afirmou.