Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: Suspeitos de degolar mulheres passaram 3 horas no prédio, mostra vídeo

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

11/06/2022 21h52

Imagens divulgadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mostram que os dois homens suspeitos de assassinar duas mulheres em um prédio de alto padrão no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, passaram aproximadamente três horas no prédio. O crime aconteceu na quinta-feira (9).

A moradora do apartamento, Martha Maria Lopes Pontes, 77, e a diarista Alice Fernandes da Silva, de 51, foram degoladas. Martha Maria também foi carbonizada. Hoje, a Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária de William Oliveira Fonseca, que é considerado foragido. O outro homem suspeito do crime, Jhonatan Correia Damasceno, foi preso em flagrante.

Nos vídeos captados por câmeras de segurança, os homens — apontados pela Polícia Civil como os pintores William e Jhonatan — entram no prédio, às 13h32, sobem o elevador e depois fazem o mesmo caminho de volta, às 16h40, caminhando pela calçada.

Possível motivação

Familiares das vítimas relataram um desentendimento entre os pintores e a dona do imóvel recentemente. Segundo um dos filhos de Alice, o bombeiro hidráulico Diogo Fernandes da Silva, 27, o serviço já havia sido pago, mas os dois pintores estavam exigindo mais dinheiro.

"O serviço foi feito e todo pago, mas eles estavam coagindo a dona Martha a dar mais dinheiro. A dona Eleonora, filha dela, contou que há 15 dias eles bateram lá contando uma história triste e querendo mais dinheiro. Em outro episódio, na última semana, eles foram lá novamente, desta vez só com a dona Martha, colocaram o pé na porta, a ameaçaram e a coagiram para levar mais dinheiro", disse.

Eu sempre deixo a minha mãe, todo dia pela manhã. Ontem, dei um beijo na testa dela e disse: 'Mãe, mais tarde eu venho para pegar a senhora'. E ela disse: 'Tá bom, meu filho'. Quando deu 15h30, eu fui buscá-la. Comecei a ligar, ligar, ligar e nada. Quando eu cheguei lá, havia ambulâncias. Eu pensei que tinha acontecido alguma coisa com a minha mãe.
Diogo, filho de Alice, em entrevista a jornalistas

Para Hilário Rodrigues Leite, marido de Alice, a mulher "foi tentar defender a dona Martha", segundo contou ao Globo.

Depois de sair do apartamento, os suspeitos foram a um banco e descontaram três cheques de R$ 5 mil, em nome de Martha, de acordo com a polícia.

Apartamento foi destruído

Imagens gravadas dentro do apartamento de Martha mostram a destruição causada pelo incêndio no local. Na gravação, é possível ver que as paredes, o chão e alguns móveis foram danificados pelo fogo. (Assista abaixo)

"Queimou tudo", diz a pessoa que registra a cena.

O apartamento está localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio.

Celular não encontrado

Hilário Rodrigues Leite, 62, marido de Alice, disse a jornalistas que a mulher já deveria ter deixado o trabalho na hora em que o incêndio aconteceu. Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel da região foi acionado às 16h52 de quinta-feira (9).

"Essa hora não era para ela estar mais lá", afirmou, na saída do IML (Instituto Médico Legal). "Às 17h10, vi que ela tinha acionado o WhatsApp. Alguém que pegou o celular dela. O telefone dela não foi encontrado ainda".

(Com Estadão Conteúdo)