SC: Aparições de formas geométricas misteriosas intrigam cidade há 14 anos
Uma plantação de trigo de Ipuaçu (SC) amanheceu com "misteriosas" marcas em formas de círculo, pentagrama e triângulos na manhã de ontem (4). Os desenhos geraram repercussão nas redes sociais e no município, mas não são novidade no local.
Elas foram as primeiras após um "jejum" de mais de cinco anos sem qualquer marca na região, mas as "aparições misteriosas" nas plantações da área começaram a chamar atenção dos moradores ainda em 2008. Confira, abaixo, a linha do tempo com as aparições registradas e noticiadas no município.
2008
A primeira aparição de agroglifos registrada no município, de acordo com a prefeitura, ocorreu em 2008 em uma plantação de trigo da comunidade de Toldo Velho.
As marcas tinham 19 metros de diâmetro e foram encontradas no dia 9 de novembro daquele ano. A estimativa do município é de que duas mil pessoas curiosas com o "mistério" tenham visitado o local atrás dos círculos.
2009
Em 29 de outubro de 2009, um novo desenho com forma de seta foi encontrado em uma plantação de trigo do município. A marca em questão foi encontrada no turno da tarde e tinha 44 metros de comprimento. Segundo jornais locais da época, o espaço chegou a ser isolado pela Polícia Militar e um ufólogo foi acionado pela prefeitura.
2010
No ano seguinte da aparição do desenho em forma de seta, outras marcas circulares também foram encontradas no mesmo período do ano e com as mesmas dimensões em outra lavoura local. "Dessa vez não se deu muita importância", afirmou a prefeitura em nota divulgada em 2012.
2011
Em 2011, em uma propriedade a 2 km do centro do município, oito círculos e um desenho em formato de fechadura foram vistos. Eles tinham entre 1,5 metro e 24 metros de diâmetro, de acordo com a prefeitura.
2012
Em 13 de novembro de 2012, outra lavoura de trigo, desta vez a 100 metros de distância do centro do município, amanheceu com aparição de um círculo de 40 metros de diâmetro com as plantas amassadas em sentido horário e outros 30 círculos menores, de três metros de diâmetro, interligados entre si.
2013
No dia de Finados de 2013, dois agroglifos iguais foram registrados em uma plantação de trigo do município. Na época, uma revista de ufologia chegou a oferecer R$ 10 mil a quem conseguisse reproduzir as formas na mesma região em 10 horas, mas não houve qualquer candidato para o desafio.
2014
Em 2014, as marcas apareceram no dia 26 de outubro. Elas tinham mais de 100 metros de diâmetro. Na ocasião, segundo a Polícia Militar, o dono da plantação fechou o lugar para evitar que o trigo fosse danificado.
2015
No último dia de outubro de 2015, as marcas apareceram pelo oitavo ano consecutivo, dessa vez em uma plantação na área de linha Vista Alegre. Ufólogos visitaram a região, assim como uma produtora audiovisual, que fez um documentário na área.
Em 2016, uma aparição foi registrada no município de Prudentópolis (PR). O dono da propriedade, porém, negou que as marcas fossem ação de "ETs" e afirmou que o caso era apenas uma "brincadeira" entre amigos. No ano seguinte, marcas foram encontradas no município de Bom Jesus, também no oeste catarinense.
Ação humana?
Responsável pelas fotos das marcas encontradas ontem, o vereador Tiago Kosinski afirmou que a "perfeição" dos desenhos levanta questionamentos sobre como ele foi feito.
Segundo ele, nenhum morador da região ouviu qualquer barulho durante a madrugada e as marcas foram encontradas nas primeiras horas do dia.
"Para fazer um desenho desse tamanho, do tamanho de meio-campo de futebol, precisariam trabalhar 10, 15 pessoas, durante três ou quatro horas. Se foram pessoas, foram engenheiros com aparelhos de última geração, GPS e tudo mais. Só assim para fazer com tamanha perfeição. O trigo não quebrou e nem voltou. Quando você pisa no trigo, até mesmo quando um carro passa por cima, ou ele quebra, ou ele volta, ou ele fica em um meio-termo, arrepiado, esse não", disse UOL.
O pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Tiago Kosinski, descartou que qualquer fenômeno meteorológico tenha causado as marcas. Ele não acredita, porém, que um "fenômeno sobrenatural" tenha causado as marcas.
"Isso foi provavelmente feito manualmente, por uma pessoa ou um grupo de pessoas, utilizando algum rolo, alguma coisa que não marcasse na passagem", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.