Topo

Esse conteúdo é antigo

Defesa Civil: Ciclone leva granizo, raios e vendaval a 7 estados até sábado

Defesa Civil alerta para chuvas intensas e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em 7 estados do Brasil - Estadão Conteúdo
Defesa Civil alerta para chuvas intensas e possibilidade de temporais com raios e ventos fortes em 7 estados do Brasil Imagem: Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

05/10/2022 19h59

O Inmet divulgou um alerta laranja, de perigo de tempestade, entre esta quarta e quinta-feira, em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a Defesa Civil Nacional, a formação de um ciclone extratropical deve levar chuva pesada, descargas elétricas, vendavais e queda de granizo a sete estados, incluindo o oeste da região Sul e áreas do MS, SP, MG e RJ.

Segundo o Climatempo, a combinação de calor intenso com a passagem da frente fria volta provocar temporais no estado de São Paulo. As temperaturas devem subir, inclusive na região da capital paulista.

A chuva já começa no fim da manhã sobre algumas áreas do extremo oeste paulista e na divisa do estado com o Paraná. Na capital e nas demais regiões, as pancadas retornam no período da tarde e se estendem durante toda a noite e na madrugada de sexta-feira (7), com alerta de temporais.

Sistema de baixa pressão

Um sistema de baixa pressão atua sobre o Paraguai, já favorecendo o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Nesta quinta-feira, esse sistema se aprofunda e se desloca para o Sul do Brasil, em direção ao oceano Atlântico, dando origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical. Com o avanço do sistema, todo o centro-sul do Brasil fica sujeito a tempo severo.

Conforme o Climatempo, essa frente fria, que passa na quinta-feira, já se afasta rapidamente por mais áreas do Sudeste ao longo da sexta-feira, dissipando a chuva sobre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante a madrugada da sexta-feira (7), ainda ocorrem pancadas de chuva forte no oeste paulista, região da Grande SP, parte do sul, áreas do centro e noroeste do estado.

A sexta-feira ainda começa com chuva, mas gradualmente, conforme a frente fria se afasta, as instabilidades perdem força. O sol volta aparecer mais ao longo do dia, com previsão de chuva rápida e isolada, mas sem grandes alertas.

Mesmo com a chuva, as temperaturas ainda sobem em São Paulo e a sensação é de calor em vários municípios. Na capital paulista, a temperatura deve variar entre os 16ºC e 28ºC. Há possibilidade de queda de granizo, de acordo com o Climatempo. Na sexta-feira e no sábado, o dia deve ser de sol e as máximas devem ficar em torno dos 26ºC, com mínimas em torno dos 15ºC.

Nesta quinta e na sexta-feira, no Rio de Janeiro, mesmo com pancadas de chuva ao longo do dia, os termômetros podem bater os 30ºC.

Em Belo Horizonte, todos os dias até o domingo devem ser de chuva rápida e com possibilidade de raios ao longo do dia. A temperatura deve ficar entre os 16ºC e 29ºC no período.

Em Vitória (ES), o único dia sem chuva deve ser a sexta-feira e os termômetros variam entre 22ºC e 30ºC

Ventos fortes e chuva volumosa

No Sul do País, a expectativa é de que chuva forte e persistente atinja as capitais no começo do dia, com queda de temperaturas e rajadas de vento de até 70 km/h. O fenômeno deve intensificar na sexta-feira, quando, segundo o Climatempo, regiões das serras gaúcha e catarinense podem ter rajadas de até 100 km/h.

Algumas áreas do Centro-Oeste do Paraná e do Rio Grande do Sul devem registrar um índice pluviométrico perto de 100 milímetros até o sábado. O mesmo vale para a região costeira de São Paulo.

Em Porto Alegre, a temperatura nesta quinta varia entre 14ºC e 22ºC. A chuva deve cessar no sábado, mesmo com o tempo nublado no período da noite. Nas outras capitais da região, o dia deve ser nublado com máximas de 23ºC e deve chover nesta quinta. Na sexta-feira e no sábado, não há previsão de chuva.