Topo

Autor de tiro que matou soldado da FAB foi preso em flagrante, diz família

Do UOL, em Brasília

21/11/2022 12h28Atualizada em 21/11/2022 13h52

O soldado Felipe de Carvalho Sales, 19, foi preso em flagrante, no Ministério da Defesa, onde ele atirou e matou o colega de farda Kauan Duarte, também de 19 anos, no último sábado (19). A informação foi passada pela FAB (Força Aérea Brasileira) à família da vítima.

O advogado Walisson dos Reis e familiares conversaram com membros do comando da FAB hoje para cobrar explicações e agilidade na apuração do caso. O UOL procurou a FAB para confirmar as informações, mas ainda não obteve retorno.

Kauan foi assassinado com um tiro na cabeça no alojamento da guarda, no prédio anexo ao Ministério da Defesa, em Brasília. Ao UOL, a Polícia Civil do Distrito Federal afirmou que a ocorrência foi registrada como homicídio, mas que a investigação ficará a cargo da FAB. Em nota, o Ministério da Defesa lamentou o caso, que classificou como um incidente, e confirmou a morte no local.

Segundo o advogado da família, Felipe passou por uma audiência de custódia, quando teria alegado ter feito uma brincadeira. Ele deverá ficar preso até o julgamento, apesar de ser réu primário, de acordo com o advogado.

"As Forças Armadas nos deram suporte e disseram que o caso não vai passar em branco, que vão apurar o caso", disse Reis.

O pai de Kauan, Wilson Ferreira Duarte, afirmou que a FAB está colaborando e repassando informações à família. "A Força Área está nos ajudando", disse.

A motivação do disparo ainda está sendo investigada. Segundo o advogado, os celulares de Felipe e Kauan foram apreendidos para saber se havia algum conflito entre eles. A defesa da família diz que Felipe também foi indiciado por furto de uma munição de Kauan.

Ontem, a defesa de Kauan divulgou nota cobrando as autoridades e pedindo "apuração profunda acerca das motivações de natureza subjetiva que levaram o assassino a agir de forma brutal". "É necessário investigar a influência de terceiros, partícipes ou não, que instigaram o homicida a agir de forma cruel contra Kauan, bem como o mote para tamanha violência e ódio", diz o texto.

O enterro de Kauan foi realizado ontem, no Cemitério do Gama, em Brasília.

Nas redes sociais, Kauan mostrava sua rotina na FAB e o namoro com uma jovem estudante do Colégio Militar. A formatura do soldado foi no dia 8 de julho, ocasião em que ele agradeceu a Deus e ao apoio dos familiares.