Topo

Esse conteúdo é antigo

Militar atira e mata colega da FAB em prédio anexo do Ministério da Defesa

O soldado Kauan Jesus da Cunha Duarte, 19, da FAB, foi assassinado com um tiro na cabeça - Reprodução/Instagram
O soldado Kauan Jesus da Cunha Duarte, 19, da FAB, foi assassinado com um tiro na cabeça Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em Brasília e no Rio

19/11/2022 12h44

O soldado Kauan Jesus da Cunha Duarte, 19, da FAB (Força Aérea Brasileira), foi assassinado com um tiro na cabeça na manhã de hoje no alojamento da guarda, no prédio anexo ao Ministério da Defesa, em Brasília, após ser atingido por um tiro disparado por Felipe de Carvalho Sales, colega de farda também de 19 anos.

Ao UOL, a Polícia Civil do Distrito Federal afirmou que a ocorrência foi registrada como homicídio, mas que a investigação ficará a cargo da FAB. Em nota, o Ministério da Defesa lamentou o caso, que classificou como um incidente e confirmou a morte no local. O caso foi publicado primeiro pelo site Metrópoles.

Segundo o site, o disparo ocorreu em uma briga entre os dois durante a troca de turnos. Até a tarde de hoje não foram divulgadas informações oficiais sobre a motivação do crime.

"O Ministério rende as condolências aos familiares e amigos, pela irreparável perda. Neste momento de dor, a Defesa une-se às manifestações de solidariedade e de apoio à família, bem como acompanha a apuração e a investigação dos fatos, a serem conduzidas pela Força Aérea", diz o texto.

Às 12h, a perícia ainda estava no prédio anexo ao Ministério da Defesa. Pessoas próximas aos envolvidos — familiares ou amigos — estão presentes no local mas não quiseram falar com a imprensa.

Quem era a vítima?

Nas redes sociais, Kauan mostrava sua rotina na FAB e o namoro com uma jovem estudante do Colégio Militar. A formatura do soldado foi no dia 8 de julho, ocasião em que ele agradeceu a Deus e ao apoio dos familiares.

De lá para cá, Kauan compartilhava informações sobre seu dia a dia como soldado —com fotos vestindo a farda— no alojamento e até em treinamentos. Fã de rap e funk, Kauan também compartilhava com seguidores as músicas que costumava ouvir. Ao falar da namorada, com quem estava havia pouco mais de um ano, publicava pagode e sertanejo.

Um soldado que se formou na mesma data que Kauan contou ao UOL que o jovem pretendia seguir a carreira militar. Aos 19 anos, ele era considerado um bom colega, sempre disposto a ajudar quem precisava.

O amigo conta que Kauan tinha o costume de pernoitar no batalhão para economizar e estar à disposição no horário correto.

Nas redes sociais, um vídeo em homenagem ao soldado foi feito por outros colegas de farda. "Nos solidarizamos com todos os familiares e amigos do SD Kauan Duarte da 1°22 - Esquadrão Hefesto. Que o Senhor dos exércitos receba esse combatente", diz a legenda.