Topo

Juíza manda transferir autor de chacina para 'preservar integridade física'

Do UOL, em São Paulo

24/02/2023 15h54

Um dos atiradores da chacina com sete mortes após aposta de sinuca em um bar de Sinop (MT) foi transferido hoje para um presídio em Cuiabá por questões de segurança.

O que aconteceu

  • A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Sinop, fez o pedido em audiência de custódia. O autor do crime se entregou ontem após negociar a sua rendição, solicitando a presença da imprensa por questões de segurança.
  • Inicialmente, ele foi levado ao presídio de Sinop. Mas a juíza pediu a transferência pela "necessidade de resguardar a segurança e a integridade física" dele.
  • Edgar Ricardo de Oliveira, 30, aparece nas imagens usando uma espingarda calibre 12 para matar a maioria das vítimas. Entre elas, uma menina de 12 anos.

Transferência para ala segura. Na decisão, a Justiça pediu a transferência para a ala 8 da Penitenciária Central do Estado, onde há internos isolados devido ao risco de serem assassinados dentro do presídio. "É um local seguro onde ficam pessoas que cometeram delitos que causaram grande comoção", diz o advogado Marcos Vinícius Borges, que representa Edgar.

Isso se deve à gravidade do crime. Ele vai correr risco pelo que fez e pela forma como fez. Foi um crime de comoção, que mobilizou o país inteiro
Bráulio Junqueira, delegado que investigou o caso

Como foi o crime

  • A dupla cometeu o crime após perder uma aposta de R$ 4.000. No bar, eles jogavam sinuca na terça de Carnaval.
  • Toda ação foi gravada por câmeras de segurança. Além da adolescente de 12 anos, também morreram outros seis adultos. Entre eles, o pai dela, que venceu o jogo de sinuca.
  • Pai, filha e dono de bar estão entre vítimas de chacina.
  • Ezequias Souza Ribeiro, 27, o outro atirador identificado na ação, morreu na quarta-feira (22) após ter sido baleado. Segundo a PM, ele resistiu à prisão e entrou em confronto com as forças de segurança.