Topo

Tromba d'água deixa mais de 700 pessoas desalojadas no norte do Paraná

Lorena Pelanda

Colaboração para o UOL, em Curitiba (PR)

05/03/2023 19h01Atualizada em 06/03/2023 14h25

Mais de duzentas e cinquenta casas ficaram inundadas e cerca de 700 pessoas ficaram desalojadas em Bandeirantes, no norte do Paraná, após a passagem de uma tromba d'água, segundo a prefeitura, na madrugada deste domingo.

Abrigos foram montados em escolas municipais da cidade. Os locais improvisados estão recebendo as pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa dos alagamentos.

Os atendimentos ainda estão acontecendo. É uma quantidade muito grande.
Marcos Vidal, capitão da Defesa Civil do Paraná

Tromba d'água

O fenômeno trouxe 160 milímetros de chuva à Bandeirantes. Ele acontece quando se forma uma nuvem funil, que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água.

De acordo com a prefeitura, a água da chuva se juntou com a água do rio da área rural, causando a inundação.

No total, 12 dos 43 bairros da cidade foram atingidos pelos alagamentos. O volume da chuva foi tão grande que, a princípio, os moradores acharam que se tratava do rompimento de alguma barragem do rio Ribeirão das Antas, o que não aconteceu.

A barragem está segura, não rompeu e não vai romper. Nossos engenheiros foram até o local fazer uma avaliação e ela está íntegra. Inclusive, ela até ajudou a conter o volume das chuvas.
Jaelson Matta, prefeito de Bandeirantes (Podemos-PR)

O município decretou estado de calamidade pública. As áreas já haviam sido afetadas pelas chuvas recentemente. "Ainda não conseguimos avaliar os prejuízos, já que temos várias pontes danificadas, que precisamos reconstruir, e pessoas estão isoladas", disse Matta.

As aulas foram canceladas e as estradas estão intransitáveis.

Tromba d'água deixa casas alagadas e mais de 700 desalojadas no norte do Paraná - Allysson Silva - Allysson Silva
Tromba d'água deixa casas alagadas e mais de 700 desalojadas no norte do Paraná
Imagem: Allysson Silva

Perdas e abalo emocional

As pessoas atendidas relatam prejuízos e choques emocionais. É o que diz Ingrid Caroline da Silva, sobre sua tia, que teve que sair de casa por conta da inundação. Ela mora em uma área de risco, perto de uma ponte. "Minha tia está abalada. Várias famílias perderam coisas e casas. Vivemos um terror das 7h às 11h, mas as vidas estão salvas", afirma.

Doações

A prefeitura de Bandeirantes disponibilizou o WhatsApp 43-3542-3322 para arrecadar doações. Neste momento, os moradores precisam principalmente de água potável e produtos de higiene e limpeza.

Alerta

A Defesa Civil do Paraná alertou os moradores da região sobre as chuvas intensas na região. O alerta foi feito por SMS na noite de sábado (4). A previsão é que mais chuva atinja a cidade nos próximos dias.