Primeiro da turma: quem era o delegado morto em banheiro no Paraná
O delegado morto no domingo após ser atingido por um tiro na cabeça disparado por sua própria arma em Foz do Iguaçu recebeu uma medalha por ter sido o primeiro colocado no curso de formação profissional.
Quem era o delegado
- Vanderson Gurgel Batista, 38, era natural de Fortaleza, capital cearense. Ele havia assumido a titularidade da Delegacia da Mulher de Maringá, no interior do Paraná, há apenas três meses.
- Casado há dez anos, o delegado tinha um filho de 7 meses. Em fevereiro, a esposa dele fez menção à data. "Dez anos e casados. Meu eterno namorado. Te amo", escreveu.
- Ele frequentava uma igreja evangélica e um clube de tiro. Os registros foram feitos em uma rede social, quando ainda morava no Ceará.
- Vanderson já foi policial militar no Ceará. Antes de passar no concurso para delegado, ele atuou como PM no seu estado de origem.
- O corpo dele foi levado ao Ceará. O velório ocorreu hoje de manhã em uma igreja evangélica da capital Fortaleza. O enterro ocorrerá no fim da tarde em um cemitério na cidade de Eusébio, no interior.
Há duas semanas, estivemos reunidos e conversamos muito sobre ações e planos futuros para atender a delegacia. O doutor Vanderson foi um exemplo de profissional
Adriano José (Progressistas), deputado estadual do Paraná
O parlamentar chegou a registrar o encontro ocorrido com o delegado, duas semanas antes da sua morte. "Falamos sobre projetos e ações que podem ajudar a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Agradeço ao doutor Vanderson pelo atendimento e pela sua conduta à frente dessa delegacia tão importante na nossa cidade".
Na ocasião, citou ainda a passagem do delegado pela Polícia Militar do Ceará. "[Essa experiência permitiu que conhecesse] bem cenários de violência contra mulher e prendendo seus agressores".
Perdemos um grande amigo, mas ganhamos um grande ensinamento que todo aquele que se esforça alcançará o que parece impossível
Postagem de amigo de Vanderson nas redes sociais
O que aconteceu
- A Polícia Civil investiga um possível tiro acidental. O delegado foi encontrado baleado no banheiro durante um passeio com a esposa nas Cataratas do Iguaçu.
- Um perito no local confirmou que a principal hipótese é a de que o disparo não tenha sido intencional. A constatação foi feita com base na posição da arma e pelo ângulo de perfuração no crânio. No momento, a polícia descarta suicídio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.