Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva forte atinge 6 estados, provoca alagamentos e desaloja moradores

Em Marabá (PA), o Rio Tocantins subiu de 11,82 para 11,95 metros de sexta-feira (24) para sábado (25) - Reprodução/Twitter
Em Marabá (PA), o Rio Tocantins subiu de 11,82 para 11,95 metros de sexta-feira (24) para sábado (25) Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/03/2023 16h23Atualizada em 26/03/2023 07h32

Trinta cidades se encontram em situação de emergência por conta das chuvas fortes e alagamentos nos estados do Acre, Maranhão e Pará. As chuvas também afetam moradores do Amazonas, Tocantins e Rondônia.

O que está acontecendo

  • Em Rio Branco (AC), o rio Acre atingiu 16,31 metros neste sábado. Os transbordamentos acontecem a partir da marca de 14 metros, de acordo com a prefeitura. A cidade teve 48 bairros atingidos por inundações e cerca de 32 mil pessoas afetadas pela cheia. Há 2.000 mil pessoas desalojadas e 500 em abrigos na cidade.
  • Em Marabá (PA), o Rio Tocantins subiu de 11,82 para 11,95 metros de sexta-feira (24) para sábado (25). Os dados são da Defesa Civil do Estado. A previsão inicial era que o rio atingisse a marca de 11,45 metros só hoje.
  • A previsão é que o quadro não mude nos próximos dias. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais prevê risco moderado de chuvas fortes para norte e leste maranhenses, nordeste paraense e região metropolitana de Belém. Já a chance de inundação é moderada para Marabá e alta para Rio Branco.
  • Dos três estados, o Maranhão é aquele com mais cidades em alerta em razão das chuvas. Os municípios mais atingidos ficam nas regiões de Caxias, São Luís e Santa Inês -- situadas ao norte e ao leste do estado -- e receberam ajuda de R$ 3 milhões do Governo Federal.
  • No Amazonas, o governo do estado fala em 265 famílias desabrigadas após as chuvas. Há relatos de desabamentos e casas arrastadas pela água.
  • No Tocantins, o município de Lagoa da Confusão entrou em estado de emergência e trabalha no resgate de indígenas e outros moradores de área rural isolados após as cheias. A prefeitura não divulgou balanço de quantas pessoas foram atingidas.

O que mais se sabe

A estrada do aeroporto, o segundo distrito e o bairro São Francisco são alguns dos pontos mais castigados pelas inundações em Rio Branco.

Os nove municípios do Pará em alerta em razão das chuvas até 11h de domingo (26) são:

  1. Oeiras
  2. Aurora
  3. Concórdia
  4. Goianésia
  5. Grão Pará
  6. Ipixuna
  7. Santa Bárbara
  8. Santa Izabel
  9. Santa Luzia

Já no Maranhão, a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em:

  1. Afonso Cunha
  2. Alto Alegre do Pindaré
  3. Barreirinhas
  4. Buriti
  5. Coroatá
  6. Esperantinópolis
  7. Governador Nunes Freire
  8. Graça Aranha
  9. Grajaú
  10. Lago da Pedra
  11. Pedreiras
  12. Pinheiro
  13. Poção de Pedras
  14. Santa Inês
  15. Santa Luzia
  16. Santo Antônio dos Lopes
  17. São João do Caru
  18. Trizidela do Vale
  19. Tuntum
  20. Zé Doca

O que dizem os governadores

Famílias inteiras tiveram que sair de suas casas. Nosso governo está fazendo a sua parte, cuidando, protegendo e alojando todos os que precisam
Gladson Cameli (Progressistas), governador do Acre, em vídeo publicado no Instagram

O Governo do Estado está colaborando com as prefeituras e, agora, em colaboração com o presidente Lula. Com certeza, isso nos ajudará a aliviar o sofrimento dessas pessoas nesse momento difícil. Embora seja um problema muito sério, já estamos trabalhando para resolvê-lo
Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão, em nota oficial