Topo

Professora que morreu tinha 71 anos e havia mudado de escola este ano

Professora Beth dava aula de Biologia para turmas do ensino fundamental e médio - Reprodução Redes Sociais
Professora Beth dava aula de Biologia para turmas do ensino fundamental e médio Imagem: Reprodução Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 13h10Atualizada em 27/03/2023 19h07

A professora Elisabeth Tenreiro, 71, morreu após ser atacada por um aluno com faca na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste da capital. Outras cinco pessoas foram feridas.

Quem era ela?

  • Elisabeth dava aula de biologia para turmas do ensino fundamental e médio.
  • Ela era conhecida pelos alunos e colegas como Beth.
  • Beth mudou de escola neste ano. Antes, dava aulas na Escola Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, em Pinheiros, também zona oeste.
  • A professora trabalhou na área de planejamento e desenvolvimento do Instituto Adolfo Lutz por "quatro décadas", segundo o governo estadual.
  • Passou a dar aulas na rede estadual em 2013, depois que se aposentou do trabalho no instituto.
  • Tinha três filhos e quatro netos.
  • Nas redes sociais da professora, há fotos com sua família e também com dicas de conteúdo pedagógico. Ela seguia páginas do Corinthians e de samba.
  • Nos últimos anos, publicou posts defendendo a vacinação contra a covid-19 e a ciência.

Muito pesar e tristeza com a notícia da morte da professora Elisabete Tenreiro, que não resistiu aos ferimentos causados pelo horror do ataque desta manhã. E meu muito obrigado à professora Cintía, que em uma ação heróica impediu que essa situação terrível fosse ainda mais grave.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

Ex-alunas reconheceram vestido

Na escola em que a professora deu aulas anteriormente, uma estudante disse que reconheceu Beth por causa do vestido que ela usava. Segundo a aluna, a peça de roupa era da filha de Beth. As alunas sabem disso porque, no ano passado, a professora usou o mesmo vestido e disse que "tinha se apossado" da peça.

Os estudantes que a conheceram disseram que Beth se preocupava com a saúde mental dos adolescentes e dava atenção aos sinais de depressão.

Uma professora contou que Beth se aposentou do trabalho no Instituto Adolfo Lutz e fez uma prova para dar aulas na rede estadual. Para a colega, Beth era uma "boa professora" e gostava do que fazia.

Professoras e estudantes feridos

A professora Elizabeth foi a primeira vítima atacada pelo estudante. Chegou a ser socorrida, mas teve uma parada cardíaca e morreu.

Além da professora Beth, outras três educadoras e dois alunos ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais, sem risco de morte. As professoras são Rita de Cássia Reis, Ana Célia Rosa e Jane Gasperini.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula. Nas imagens, é possível ver o momento em que a professora é esfaqueada nas costas e na cabeça pelo adolescente, que foi apreendido.

*Colaborou Fabíola Perez, do UOL, em São Paulo