Topo

Professora morre e 5 ficam feridos após ataque a facadas em escola de SP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 08h28Atualizada em 27/03/2023 18h07

Uma professora morreu e outras cinco pessoas foram feridas após um ataque a facadas dentro de uma escola estadual na cidade de São Paulo na manhã de hoje. O atentado foi cometido por estudante do colégio — ele foi apreendido.

O que aconteceu?

  • Um aluno de 13 anos, do 8º ano, é o autor do ataque, ocorrido às 7h20 na E.E. Thomazia Montoro, no bairro da Vila Sônia, zona oeste. Após passar por uma audiência de custódia, ele será encaminhado para a Vara da Infância.
  • No celular do adolescente, foram encontradas informações de ataques em outras escolas no país, o que indica que o crime foi planejado. Colegas afirmam que o aluno tinha participado de uma briga na semana passada com outros estudantes. Os pais do adolescente prestam depoimento na delegacia;
  • O estudante foi imobilizado por uma professora com um mata-leão antes da chegada da polícia, segundo testemunhas ouvidas pela PM.
  • A professora Elisabeth Tenreiro, 71, morreu após ter socorrida em estado grave, segundo a Secretaria Estadual de Educação;
  • Elisabeth teria apartado uma briga entre o estudante apreendido e outro colega na semana passada;
  • Outras três professoras e um aluno também foram feridos a facadas -- outro estudante foi socorrido com crise de pânico. Quatro das vítimas tiveram alta médica, segundo o governo São Paulo. A professora de história Ana Célia da Rosa, 58, passou por cirurgia no Hospital das Clínicas no início da tarde para sutura dos ferimentos e está estável.
  • A escola permanecerá fechada por pelo menos uma semana. São Paulo decretou luto de três dias pela morte da professora.

Mapa ataque Escola Estadual Thomazia Montoro - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Foi um ato heroico de uma professora de educação física, professora Cíntia. Ela que imobilizou o agressor, que fez com que a arma branca fosse retirada dele. Se não fosse essa ação heroica da professora, certamente a tragédia teria sido muito maior."
Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo

As outras professoras feridas são Jane Gasperini Apergis, que dá aulas de história, e Rita de Cássia Reis, 67. que leciona história.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo lamentou o ocorrido. O governo afirmou o a escola ficará fechada nesta semana. Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas se manifestou.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula. Nas imagens, é possível ver o momento em que a professora é esfaqueada nas costas e na cabeça, caindo no chão em seguida. Uma correria é registrada e outro estudante chega a ser foco do ataque, conseguindo fugir.