Topo

Esse conteúdo é antigo

Influenciador diz que entregou capivara ao Ibama: 'decisão dolorosa'

Do UOL, em São Paulo

28/04/2023 15h27Atualizada em 28/04/2023 18h23

O tiktoker Agenor Tupinambá, conhecido por mostrar sua rotina com uma capivara, disse que entregou o animal ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O que aconteceu:

O influenciador divulgou uma nota ontem para informar que a capivara conhecida como Filó foi entregue ao Instituto após "dias de muito diálogo". Agenor mora na cidade de Autazes e cursa agronomia em Manaus.

O tiktoker também admitiu que errou, mas disse que os "equívocos" foram "inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração". Segundo ele, nenhum vídeo com Filó trouxe "qualquer resultado financeiro".

Agenor foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama. O influenciador também disse que foi notificado a excluir os vídeos com animais silvestres das redes e foi comunicado sobre acusações por suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração contra animais, além de matar um bicho, que ele nega.

Para pagar a multa, ele divulgou uma vaquinha para arrecadar dinheiro. Agenor destacou que "todos também sabem das minhas condições, onde moro e como vivo" e que "infelizmente, não tenho como pagar esses valores".

Além das multas, é possível que eu precise arcar com outros custos legais, deslocamentos, etc. O total do valor arrecadado será para contribuir com o meu caso, e prestarei contas de tudo. E caso qualquer ação legal diminua ou cancele o valor das multas, eu me comprometo em fazer doações para institutos que promovam o bem-estar dos animais.

Agenor Tupinambá entregou capivara ao Ibama - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Agenor Tupinambá entregou capivara ao Ibama
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O UOL tenta contato com o Ibama para confirmar a entrega e o destino da capivara a partir de então. Quando houver retorno, este espaço será atualizado.

Em conciliação, o IBAMA deu a possibilidade para que a Filó ficasse próxima de mim e encontrasse um bando de capivaras para integração. Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr.
Agenor Tupinambá

'Animal silvestre não é pet'

Na semana passada, o Ibama disse ao UOL que animais silvestres não são domésticos, como cães e gatos, e que capivara e bicho-preguiça, como mostrado por Agenor nas redes, não podem ser criados ou mantidos em casa, segundo a legislação brasileira.

A punição, segundo o órgão, é por "práticas relacionadas à exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais" e as multas aplicadas totalizam R$ 17.030.

O caso chegou ao conhecimento do órgão após a morte de um bicho-preguiça que Agenor criava em sua propriedade. O tiktoker alega que fez tudo que podia para salvar o animal.

O Ibama também achou um papagaio e uma capivara na residência do rapaz e, segundo o órgão, ele não tinha autorização legal para manter os animais em sua posse.