Após alertas, ciclone se afasta do Sul, mas SP e RJ terão ventos fortes
Do UOL, em São Paulo
14/07/2023 22h25Atualizada em 15/07/2023 05h51
O ciclone extratropical que atingiu o Sul do país nesta semana causou mortes e estragos na região, que ainda está ameaçada de inundações nos próximos dias. O fenômeno se afastou hoje em direção ao Oceano Atlântico, ainda provocando rajadas fortes de vento, em especial no Sudeste.
O que aconteceu:
O ciclone extratropical se afastou do Brasil e segue em direção ao Oceano Atlântico, segundo a Metsul Meteorologia.
Apesar disso, no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil emitiu hoje um alerta para inundação no Médio e Baixo Uruguai, rio em elevação entre Garruchos e Uruguaiana, valido até as 10h de sábado (15). Já o Cemaden indicou risco de inundação alto na região Metropolitana de Porto Alegre e no Centro Oriental e moderado no Sudoeste do estado, devido a cheias de rios da região.
O instituto afirma ainda que o litoral de São Paulo e a costa do Rio de Janeiro devem experimentar ventos fortes até amanhã. A Climatempo aponta que ao longo do sábado o vento vai diminuir em todas as regiões.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, afirmou ser possível que outros dois ciclones extratropicais atinjam o estado nos dias 19 ou 20 e 26 de julho. Em entrevista à Rádio Gaúcha Zero Hora, ele disse que os próximos fenômenos irão acontecer mais afastados da costa e, por isso, os impactos devem ser menores.