Idoso com tumor gigante perde visão de um olho, mas tem cirurgia marcada

Após cinco meses de briga na Justiça, José Nilton Cardozo irá passar hoje pela embolização, procedimento obrigatório antes da cirurgia que deve retirar um tumor gigante que ocupa quase metade de seu rosto. Nos últimos dias, ele deixou de enxergar com o olho direito e será avaliado se precisará de um transplante de córnea.

Segundo Monick, filha do idoso, ele já está no Hospital Universitário Onofre Lopes, referência no Rio Grande do Norte. O procedimento marcado para hoje é feito para interromper o fluxo de sangue para o tumor de José, permitindo que ele seja removido sem causar uma hemorragia.

A expectativa é de que José volte para casa já amanhã, para se preparar para a remoção do tumor no sábado (12), dessa vez na Policlínica, hospital em Natal parceiro da Liga Contra o Câncer.

Apesar dos avanços, Monick conta que o estado de saúde do pai piorou nos últimos dias. Ele aguardava a chegada do material necessário para fazer a embolização, que estava em falta na rede pública do Rio Grande do Norte.

"Ele está sem enxergar do olho direito. Após a cirurgia é que vamos saber se ele precisará de um transplante de córnea", afirmou a filha em conversa com o UOL.

Relembre o caso

José Cardozo, de 65 anos, foi diagnosticado com um tumor em 2016.

Mesmo com tratamento, a massa acabou tomando parte de seu rosto, multiplicando de tamanho nos últimos cinco meses.

Um dos médicos que atendeu José afirmou que ele precisaria passar por uma embolização antes de remover a massa.

Continua após a publicidade

Ele recomendou que a família entrasse na Justiça para conseguir o material para o procedimento, escasso no Rio Grande do Norte.

Filha do idoso, a advogada Mirnari Cardozo entrou com uma ação, mas conseguiu apenas o valor do material: R$ 60 mil.

O tumor de José é benigno, mas causa dores que obrigaram o marceneiro a parar de trabalhar, tomando 18 doses de morfina ao dia.

José Nilton Cardozo espera por cirurgia no Rio Grande do Norte
José Nilton Cardozo espera por cirurgia no Rio Grande do Norte Imagem: Arquivo Pessoal

Um médico do Recife chegou a conseguir uma vaga para que José passasse pela embolização.

Mas na última sexta (4), o Hospital Universitário Onofre Lopes informou que o material para o procedimento chegaria em poucos dias.

Deixe seu comentário

Só para assinantes