BA: briga de facções motivou chacina com tiros e casa queimada, diz polícia
Uma disputa por poder entre facções rivais motivou a chacina que deixou nove pessoas mortas na madrugada de ontem (28) em Mata de São João (BA), região metropolitana de Salvador, segundo fontes ligadas à investigação. Os criminosos invadiram dois imóveis para matar as vítimas a tiros, ateando fogo em uma das casas. Entre os mortos, há 3 crianças, 4 mulheres e 2 homens.
O que aconteceu
A ordem para matar teria partido de um líderes da facção criminosa Bonde do Maluco, que está atrás das grades. De acordo com membros das forças de segurança, a facção rival Tropa se expandiu em Mata de São João após a captura do chefe do tráfico local, em 2022. O alvo seria um dos homens assassinados, que teria envolvimento com a venda de drogas na região.
Havia perfurações de tiros e sinais de tortura nas vítimas. A informação foi confirmada pelo prefeito João Gualberto (PSDB), em entrevista ontem ao UOL News.
Relacionadas
O prefeito diz que a cidade tem convivido com um cenário de escalada de violência nos últimos meses devido ao aumento da criminalidade. Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado registrou 47 tiroteios na cidade em um período de um ano entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho deste ano, o quarto maior índice na região metropolitana de Salvador, atrás apenas da capital, de Camaçari e de Lauro de Freitas.
A chacina chocou a população pela violência extrema e pela quantidade de vítimas. Mas é uma consequência de fatos que já vem ocorrendo na cidade nos últimos meses. É preciso que se tome providências urgentemente.
João Gualberto (PSDB), prefeito de Mata de São João
O que se sabe sobre o caso
Os corpos das vítimas foram achados em duas casas. Em um imóvel, foram encontradas duas mulheres assassinadas. Elas não estavam na mira dos criminosos, mas acabaram sendo baleadas porque saíram de casa e testemunharam o crime. Os outros mortos estavam em uma segunda casa, segundo a PM.
Pelo menos seis corpos estavam carbonizados. Uma adolescente de 12 anos foi encontrada com aproximadamente 55% do corpo queimado. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, e a vítima foi hopitalizada. Até ontem não havia sido informado o estado de saúde dela.
O caso ocorreu no Núcleo Colonial JK, próximo à Escola Municipal Arnaldo Souza Prado.