Ciclone afetou diretamente quase 19 mil pessoas no RS, diz vice-governador
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/09/2023 10h01
Gabriel Souza (MDB), vice-governador do Rio Grande do Sul, disse em entrevista ao UOL News que a passagem do ciclone que devastou diversas cidades no estado afetou diretamente quase 19 mil pessoas.
O número de desabrigados e desalojados está crescendo cada vez mais. Pelas informações oficiais, são quase 19 mil pessoas afetadas diretamente pela intempérie climática. Além disso, pontes caíram, estradas foram interrompidas e, com isso, todo o estado está sendo prejudicado de alguma forma devido à dificuldade de se locomover e de acesso aos locais.
Gabriel Souza (MDB), vice-governador do Rio Grande do Sul
O vice-governador relatou que pelo menos dez cidades gaúchas, principalmente na região do Vale do Taquari, estão com algumas partes ou completamente isoladas. Souza explicou que, devido às condições climáticas adversas, a chegada do auxílio às pessoas localizadas em determinadas áreas só foi possível hoje pela manhã.
55 municípios gaúchos estão com severos problemas de inundações, casas destelhadas, enchentes e enxurradas. É importante alertar as pessoas em cidades próximas, porque a água vai escoar e se deslocar para outras regiões. Ontem, não conseguimos enviar helicópteros porque eles não conseguiriam chegar em segurança. Em torno das 7h, foi possível esse deslocamento para levar mantimentos ou retirar algum ferido.
Gabriel Souza (MDB), vice-governador do Rio Grande do Sul
Deputado: PL contra união homoafetiva não é conservadorismo, mas fanatismo
O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) afirmou que o projeto de lei que pretende proibir o casamento homoafetivo no Brasil "não é conservadorismo, mas fanatismo". Vieira condenou o projeto de lei e disse que ele reforça a cultura do ódio contra homossexuais no Brasil.
Usaremos os mecanismos regimentais de obstrução e pediremos vista para que ele saia de pauta. É um retrocesso absurdo. Nem chamaria de conservadorismo. É fanatismo, extremismo religioso. É outra vibração. Essa moralidade abstrata, impondo-se ao conjunto da sociedade, já justificou mulheres não votarem e que pessoas negras eram inferiores e poderiam ser escravizadas. É a mesma lógica mental. Isso tem cheiro de fascismo.
Pastor Henrique Vieira, deputado federal (PSOL-RJ)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: