Defesa Civil: Chuva no RS foi a maior em 22 anos e deve voltar nesta quinta
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/09/2023 19h59
Jair Maffi, coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo (RS), disse em entrevista ao UOL News, que a última chuva que aconteceu com um volume tão expressivo na região foi em 2001, há 22 anos. Um ciclone atinge com força o Sul do pais e já deixou 21 mortos no Rio Grande do Sul e um morto em Santa Catarina.
Nós tivemos mais de 40 pontos de alagamentos na cidade, muitas árvores caídas, bueiros entupidos, vias interditadas, resgate de pessoas com barco e não temos rios de grande proporção que cruzam por dentro das vias urbanas. Mas mesmo assim o nível dos rios elevou-se muito, tivemos que fazer o resgate com o uso de dois barcos, um do corpo de Bombeiros e outro da polícia ambiental. Jair Maffi, coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo (RS)
O coordenador da Defesa Civil afirmou ainda que aproximadamente 120 pessoas estão desalojadas na cidade. A maioria foi para casa de familiares e apenas nove foram encaminhadas para centros de apoio da cidade.
"Após muito trabalho na madrugada de ontem, hoje começou o trabalho reconstrução, limpeza de vias e auxílio das pessoas para fazer essas limpezas. Começamos também o cadastramento de todas as pessoas afetadas."
A Defesa Civil do município se mobilizou, o prefeito Pedro Almeida reuniu toda a equipe, todas as secretarias e órgãos de segurança para fazer um levantamento dos estragos acontecidos e determinou que todos nós devemos trabalhar em prol da população. As máquinas foram para as ruas, caminhões. Nós temos uma área rural muito afetada, as estradas foram 100% danificadas, nós tivemos em torno de 10 pontes danificadas. Dessas três precisarão ser reconstruídas e outras sete estão em análise. Então é uma coisa que há muito tempo não acontecia, em 96 horas acumulou-se 300 milimetros de chuva. Infelizmente a previsão é que quinta-feira retornam as chuvas.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: