Topo

20 de novembro vira feriado estadual da Consciência Negra em São Paulo

Grupo Ilu Oba de Min durante Marcha da Consciência Negra de 2021, na avenida Paulista, em São Paulo Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

13/09/2023 12h13Atualizada em 13/09/2023 12h15

O governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, oficializou o Dia da Consciência Negra como feriado em todos os 645 municípios do estado de São Paulo.

O projeto que possibilitou essa medida foi apresentado pelo deputado Teonilio Barba, do PT, e estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Negra.

Anteriormente, a celebração dessa data era determinada a nível municipal, dependendo da aprovação de legislação específica por parte dos vereadores de cada cidade.

A partir deste ano, todo o estado de São Paulo reconhecerá o feriado, seguindo o exemplo de estados como o Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Amapá.

A data de 20 de novembro foi escolhida por ativistas negros para marcar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O Congresso Nacional também está debatendo a possibilidade de tornar essa data um feriado nacional. Um projeto semelhante ao sancionado por Tarcísio já passou pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

O deputado Teonilio Barba justificou o projeto destacando que as escolas já incluíram o Dia da Consciência Negra em seus calendários desde 2003, quando também foi incorporado o ensino da história e cultura afro-brasileiras no currículo das instituições de ensino.

Em 2011, a Lei nº 12.519 oficializou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como sendo em 20 de novembro, embora não tenha tratado como feriado nacional.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisou a constitucionalidade do feriado da Consciência Negra em São Paulo, decidindo, por 9 votos a 2, que a celebração é constitucional.

Essa decisão ocorreu após uma ação questionar a competência do município para instituir o feriado. Antes dessa decisão, várias cidades paulistas já consideravam a data como feriado, incluindo Campinas, Campos do Jordão, Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul.

O deputado Teonilio Barba comemorou a oficialização da lei estadual e expressou sua surpresa pela sanção do projeto pelo governador Tarcísio de Freitas. Ele agradeceu ao governador pela sensibilidade em atender a essa demanda do movimento negro.

A sanção do governador foi publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, todos os municípios paulistas deverão seguir o calendário e declarar o dia 20 de novembro como feriado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

20 de novembro vira feriado estadual da Consciência Negra em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano