O que é equinócio de primavera? Entenda quando acontece o fenômeno
Na madrugada de hoje (22) para sábado (23), a primavera começará oficialmente no Hemisfério Sul, às 3h50 (horário de Brasília). Na mesma data acontece o equinócio de primavera, quando o Sol cruza a linha do Equador, passando do Hemisfério Norte para o Sul.
O equinócio marca o dia em que os períodos diurno e noturno têm a mesma duração, cerca de 12 horas cada. Algumas regiões do Hemisfério Sul podem possuir variações de segundos no tempo.
Não à toa a palavra 'equinócio' tem origem no latim com o significado de "noites iguais". Com esse fenômeno, os dias também passam a ter maior tempo de claridade do que durante o inverno.
A Terra possui quatro estações no ano que são determinadas pelo seu movimento e inclinação em relação ao Sol. Durante a translação do planeta, a incidência da luz solar varia nos dois hemisférios, por isso é verão no norte quando é inverno no sul.
A duração dos dias e noites também é afetada pela época e localização geográfica. Durante o equinócio, que pode ocorrer tanto na primavera quanto no outono, a luz solar incide diretamente na Linha do Equador, proporcionando a mesma duração de dia e noite e o nascer do Sol no ponto cardeal leste.
Após o equinócio de primavera, o Sol se desloca para o hemisfério Sul, trazendo dias mais longos e temperaturas mais quentes, enquanto o oposto ocorre no hemisfério Norte com o início do outono e dias mais curtos e frios.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.