Mãe de sêxtuplos recebe alta do hospital; bebês seguem internados
Do UOL, em São Paulo
04/10/2023 13h43Atualizada em 04/10/2023 16h45
Quezia Romualdo, de 29 anos, que deu à luz sêxtuplos no domingo (1º), em Colatina (ES), recebeu alta do hospital na manhã desta quarta-feira (4).
O que aconteceu:
Quezia ficou na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o parto dos bebês. As seis crianças, que nasceram prematuras, seguem na Utin (Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal).
Théo, Matteu, Lucca, Henry, Eloá e Maytê deverão permanecer no hospital por mais três meses. Pode ser que os irmãos sejam liberados para casa em datas diferentes, à medida que ganharem peso.
A mãe disse que está "bem e recuperando a cada dia". Ela também contou que ainda se sente um pouco fraca devido à perda de sangue e anemia: "mas está tudo certo, estou sendo forte", relatou nas redes sociais.
"Muito obrigada pelo apoio e pela força. Estou muito feliz que os nenéns nasceram, e eles estão bem, graças a Deus. Continuem em oração, para que eles possam sair de lá o mais rápido possível", acrescentou Quezia.
Ela estava internada desde 5 de setembro, quando tinha 23 semanas de gestação, para um monitoramento mais próximo para ver em qual momento ideal seria realizada a cirurgia cesariana.
O nascimento dos sêxtuplos
Da chegada do primeiro filho até o sexto, foram apenas 10 minutos de processo, segundo os médicos. O parto foi feito em um hospital de Colatina (ES) e contou com uma equipe formada por 32 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, anestesistas e pediatras.
Os pequenos nasceram "em uma variedade de pesos", sendo o maior bebê com 1,03 kg e o menor com 635 gramas, "enquanto os demais têm peso acima de 800 gramas", diz uma publicação dos pais que anunciou o nascimento dos seis.
O pai, Magdiel Costa, pediu orações para os filhos, mas principalmente para Matteo, que nasceu com 865 gramas.
"Mais uma vez venho pedir orações de vocês. Sabemos que os nenéns não prematuros, sabíamos que eles iriam para Utin. Mas nós confiamos que Deus tem preparado tudo, e está cuidando da gente e dos nenéns. Creio que vocês estão em peso orando por nós. Vamos orar também pelo Matteo, que teve uma pequena complicaçãozinha. É o que está com risco mais grave agora, no momento. Vamos orar para que ele venha logo a se recuperar", disse o pai.
Sêxtuplos foram surpresa para família
A dona de casa descobriu que estava grávida em abril deste ano. Ao fazer uma ultrassom, veio a notícia de que ela teria seis filhos - o que pegou todos na família de surpresa.
Quezia e o marido, Magdiel Costa, 31, tiveram fazer uma grande reforma na casa. Eles contaram com apoio de brasileiros que se sensibilizaram com a causa da família humilde capixaba.
Os dois já têm uma filha pequena, Heloíza, de 4 anos. A família de Magdiel, por parte materna, tem dois casos de gestações de gêmeos, que podem indicar as origens desta gravidez de Quezia.
"Quando chegamos lá, já vimos na tela dois pontinhos e eu perguntei para a médica. Ela disse: 'Na verdade, são três'. Eu já fiquei meio paralisado. Porque a gente esperava um ou dois, mas não três. Aí ela continuou: 'Olha, são quatro. Vocês fizeram inseminação? Apareceram mais três. São seis bebês'. A gente paralisou. Minha pressão caiu. Ficamos sem entender nada durante um tempo. Foi um susto grande", contou o marceneiro Magdiel Costa, na ocasião.