Chuva mata duas pessoas em SC e faz Blumenau suspender Oktoberfest
A Prefeitura de Blumenau (SC) decretou ontem (7) situação de emergência por causa das chuvas intensas, deslizamentos e inundações que atingem Santa Catarina há mais de uma semana e já causaram duas mortes no estado. O município também suspendeu a Oktoberfest devido ao mau tempo.
O que acontece
Decreto de emergência foi publicado por volta de 19h de ontem (7). No documento, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) atribui a medida à possibilidade de elevação do nível do rio Itajaí-Açu de 11 a 12 metros acima de seu nível regular.
Nestes níveis, milhares de residências, comércios, indústrias e prestadores de serviço são atingidos pela inundação, os quais se somam aos atingidos por eventos pontuais de deslizamentos" Mário Hildebrandt, em decreto
Edição do Oktoberfest na cidade foi suspensa neste fim de semana. Organizadores informaram que evento retoma as atividades na quarta-feira (11), se as condições climáticas melhorarem. O encerramento da festa foi transferido do próximo dia 22 para o dia 29 de outubro. As escolas municipais não terão aulas na amanhã (9) devido ao estado de emergência.
Esperamos mais uma vez superar este grande desafio e entregar uma grande Oktoberfest a todos" Marcelo Greuel, secretário de turismo de Blumenau, no Instagram
Nível do rio chegou a 9,5 metros durante a madrugada de hoje (8). Marca foi alcançada às 3h, de acordo com a Defesa Civil de Blumenau. O órgão informa que todas as cinco regiões da cidade se encontram em estado de atenção em relação às chuvas. Além disso, três delas estão em alerta para deslizamentos.
Defesa Civil poderá convocar voluntários
Decreto de situação de emergência prevê que danos sejam relacionados por Defesa Civil Municipal. Além disso, autoriza "a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre" e que as autoridades possam "penetrar nas casas, a qualquer hora do dia ou da noite, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas".
Situação terá vigência de 180 dias. Nesse período, a prefeitura fica dispensada de realizar licitações para "contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos danos".
Chuvas na região começaram no último dia 4. Ontem, sete ferraris ficaram ilhadas após o estacionamento de uma pousada em Urubici (SC) sofrer uma inundação.
Chuvas já causaram duas mortes em Santa Catarina
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina á provocaram duas mortes e ocorrências em ao menos 93 municípios do Estado.
Conforme última atualização da Defesa Civil catarinense divulgada na noite de ontem subiu para 46 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência - dentre eles, Blumenau.
No Rio Grande do Sul, que desde a passagem de um ciclone extratropical no mês passado tem enfrentado transtornos, foi emitido um alerta de inundação do Rio Uruguai. Diversos municípios estão sendo afetados desde a madrugada de hoje.
Ontem, um homem morreu na cidade de Palmeira, em Santa Catarina, vítima das fortes chuvas que atingem o Estado. Foi a segunda morte registrada. Na quarta-feira (4), outro homem morreu em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, após tentar atravessar a correnteza em uma plantação de arroz.
Devido ao alto volume das chuvas, o governador Jorginho Mello determinou ontem fechamento das barragens de Ituporanga e de José Boiteux.
"Temos ali uma questão indígena que vai ser avaliada e atendida, mas a barragem precisa ser fechada neste momento para que tenhamos mais uma alternativa para contenção da água", justificou. "Eles pediram algumas solicitações e a gente vai atender, sem dúvidas."
Pelo menos dez rodovias em todo o Estado estão parcialmente ou totalmente interditadas, devido à queda de barragens e à erosão das pistas.
* Com informações da Agência Estado