12 m de água e sem Oktoberfest: SC alerta para enxurradas, vento e granizo
Santa Catarina deve registrar enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos neste final de semana. O comunicado da Defesa Civil estadual, divulgado ontem, colocou toda a região em alerta.
No Vale do Itajaí, o rio Itajaí-Açu pode chegar a 11 metros no município de Rio do Sul e a 12 metros em Blumenau. A Oktoberfest, tradicional festa local, que aconteceria entre hoje e a próxima quarta (11), foi suspensa por conta dos riscos. A previsão é de que as atividades sejam retomadas ainda na próxima semana, e sigam até o dia 29 de outubro.
As instabilidades devem ganhar força já na tarde de hoje. "Os temporais vêm acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica", alertou a Defesa Civil.
Como vai ser o final de semana
Sul e oeste devem ser afetados primeiro. Entre a noite de hoje e o dia amanhã, as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste podem registrar chuvas entre 150mm e 200mm.
Chuvas fortes na capital e cidades ao norte. Até domingo, as regiões do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis podem ter acumulados entre 100mm e 150mm.
O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.
Defesa Civil de Santa Catarina
Oktoberfest suspensa em Blumenau. O prefeito da cidade alertou a população para o grande volume de chuva previsto. "É mais do que a média do que chove em um mês", disse Mário Hildebrandt (Podemos) em um vídeo publicado nas redes.
SC já teve alagamentos e deslizamentos na semana
Chuvas superaram 200 milímetros na quarta. Elas atingiram várias cidades entre o Meio-Oeste e o Nordeste de Santa Catarina, informou a MetSul Meteorologia em seus boletins de clima.
Regiões já sofrem com alagamentos e inundações, como o nordeste catarinense. É o caso de diversos municípios do Litoral Norte e do alto Vale do Itajaí.
Corpo de Bombeiros foi acionado para atender famílias. No município de Ibiam, no Meio-Oeste, famílias ficaram ilhadas por inundações. Em Tangará, a chuva excessiva também gerou ocorrências para a corporação.
Deixe seu comentário