Esse conteúdo é antigo

Blumenau suspende Oktoberfest devido à previsão de fortes chuvas em SC

A Prefeitura de Blumenau suspendeu a tradicional festa Oktoberfest, que está em sua 38ª edição, em razão das fortes chuvas previstas para a região nos próximos dias.

O que aconteceu

A festa foi suspensa entre sexta-feira (6) e quarta-feira (11) e teve a programação prorrogada até o dia 29 de outubro.

O prefeito da cidade alertou a população para o grande volume de chuva previsto. "É mais do que a média do que chove em um mês", disse Mário Hildebrandt (Podemos) em um vídeo publicado nas redes.

O maior risco está na rapidez com que o rio Itajaí-Açu tem subido de nível após as chuvas —o que leva a inundações.

A Defesa Civil de Santa Catarina colocou quase todo o estado em alerta entre sexta (6) e domingo (8). Há riscos de deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população fique em alerta para sinais de movimentação no solo, como inclinação de árvores, postes e muros, trincas no solo e nas residências, além de estalos nas encostas e sinais de água vertendo da encosta.
Parte do alerta da Defesa Civil de Santa Catarina

SC já teve alagamentos e deslizamentos na semana

Deslizamento de terra atinge casas em Timbó (SC)
Deslizamento de terra atinge casas em Timbó (SC) Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de SC
Continua após a publicidade

Na quarta-feira (4), as chuvas superaram 200 milímetros e atingiram várias cidades entre o Meio-Oeste e o Nordeste de Santa Catarina, informou a MetSul Meteorologia em seus boletins de clima.

Ainda no Nordeste catarinense, diversos municípios do litoral norte e do alto Vale do Itajaí também sofreram com alagamentos e inundações.

No município de Ibiam, no Meio-Oeste, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender famílias ilhadas por inundações. Em Tangará, a chuva excessiva também gerou ocorrências para o Corpo de Bombeiros. Curitibanos também teve registros de inundações com intervenções dos bombeiros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.