Topo

Chuva causa desabamentos, queda de luz e árvores e mata 3 no estado de SP

Do UOL, em São Paulo e no Rio

03/11/2023 16h56Atualizada em 03/11/2023 22h52

O temporal com ventos de mais de 100 km por hora no estado de São Paulo provocou a morte de ao menos três pessoas — duas na Grande SP e uma no interior—, derrubou árvores, deixou bairros sem luz e fechou aeroporto em São Paulo nesta sexta-feira (3).

O que aconteceu

Um homem morreu por causa do desabamento de um muro em Osasco. O tenente Roberto Farina, diretor de Comunicação da Defesa Civil, afirmou à TV Bandeirantes, que a vítima, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi atingida por um muro que desabou após a queda de duas árvores.

A outra morte ocorreu em Santo André, também em razão de um desabamento. O Corpo de Bombeiros diz que houve a queda de uma parede do 18º andar de uma obra, que atingiu duas pessoas. Uma delas morreu e a outra foi encaminhada ao Centro Hospitalar de Santo André com um deslocamento no ombro.

Em Limeira (a 100 km da capital paulista), a queda de um muro causou a morte de outra pessoa.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo registrou ao menos 874 quedas de árvores, dois chamados por enchentes e 46 desabamentos na capital e na Grande São Paulo. Houve relatos de queda de luz ou de instabilidade de energia em bairros como Mooca e Belém (zona leste), Sumaré (zona oeste), Ipiranga (zona sul), em Guarulhos e em cidades do litoral.

No Guarujá, o Hospital Santo Amaro teve que transferir pacientes depois de um princípio de incêndio em meio ao temporal. O hospital afirma que o transformador em frente ao hospital estourou por volta das 16h30, que o transtorno foi controlado e que não houve vítimas. As cirurgias eletivas foram suspensas.

Toda a cidade de São Paulo ficou em estado de atenção por quase duas horas, de 15h42 até 17h30. Não há mais pontos de atenção no município De acordo com o CGE, a temperatura máxima na capital paulista foi de 31ºC. O clima vai mudar com a chegada de uma frente fria nesta sexta. Não há, porém, expectativa de novo temporal no fim de semana.

Problemas nos aeroportos

O aeroporto de Congonhas ficou sem luz no terminal de passageiros de cerca de 17h até as 20h48, segundo a concessionária Aena.

À tarde, um jato executivo que vinha de Estrela D'Oeste, interior de São Paulo, teve problemas na aterrissagem em Congonhas. A aeronave Cessna Citation teve um problema com o sistema de freios na aterrissagem. Não houve feridos.

Pousos e decolagens na pista principal ficaram suspensos entre as 16h13 e as 17h30. No período, houve 12 decolagens canceladas e 14 voos alternados para outros aeroportos. Também houve a queda de uma árvore em uma das vias de acesso ao terminal. A Aena diz que um carro foi atingido, mas que ninguém se feriu.

O aeroporto de Guarulhos teve mudanças em voos por causa das chuvas. Sete voos foram direcionados para outros aeroportos — não houve suspensão de pousos e decolagens.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chuva causa desabamentos, queda de luz e árvores e mata 3 no estado de SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano