Pantanal em chamas: MT decreta emergência de 60 dias; fogo chega a MS
Uesley Durães
Do UOL, em São Paulo
14/11/2023 21h53Atualizada em 15/11/2023 10h10
O governo de Mato Grosso decretou hoje situação de emergência ambiental por 60 dias devido às altas temperaturas. O objetivo é buscar apoio do governo federal para reforçar as ações no combate aos incêndios florestais que vêm ocorrendo na região do Pantanal.
O que aconteceu
Cerca de 100 militares estão acompanhando a evolução dos incêndios em tempo real no estado com o auxílio de satélites. Os bombeiros estão divididos em oito frentes de combate ao incêndio e contam com dois aviões, um helicóptero, 11 barcos, caminhões-pipa e viaturas.
Em algumas regiões afetadas o Corpo de Bombeiros conta com a ajuda do Exército Brasileiro e dos povos indígenas.
Relacionadas
As ações de combate estão divididas entre as áreas: Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.
Segundo o governo, o decreto considera as previsões de altas temperaturas e baixa umidade para os próximos dias, que favorecem a ocorrência dos incêndios. Nesta terça, a máxima na capital Cuiabá chegou a 42ºC, segundo o Inmet.
Tem vários focos ativos [de incêndio] no Parque Estadual Encontro das Águas. Mas esse fogo já pulou para Mato Grosso do Sul e já lambeu uma boa parte do Pantanal do Paiaguás. Outro foco que preocupa é o que vem do Parque Nacional e já chegou à Transpantaneira. O negócio tá feio.
Gustavo Figuerôa, diretor da ONG SOS Pantanal
O documento [sobre a situação de emergência[ é um reforço ao Decreto nº 579/2023, que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até 30 de novembro, para atender à exigência do governo federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.
Governo de Mato Grosso
Fogo chegou a MS
O biólogo e diretor da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figuerôa, disse ao UOL na noite desta terça que o fogo está descontrolado em Mato Grosso. Segundo ele, além de vários focos ativos de incêndio no Pantanal, as chamas já chegaram ao Mato Grosso do Sul.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul confirmou os focos de incêndio na divisa com Mato Grosso. De acordo com a entidade, equipes foram mobilizadas para trabalhar em conjunto com bombeiros do estado vizinho. Ainda não há confirmação exata sobre as dimensões dos incêndios e áreas afetadas.
Incêndios em 2020
Em 2020, incêndios de alta intensidade queimaram mais de 30% do território do Pantanal, na porção brasileira, segundo pesquisa conduzida por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo o levantamento, esses incêndios queimaram uma área de 44.998 quilômetros quadrados, valor bem acima do que havia sido estimado em pesquisas anteriores, que variavam entre 14.307 quilômetros quadrados e 36.017 quilômetros quadrados.