Pantanal em chamas: MT decreta emergência de 60 dias; fogo chega a MS

O governo de Mato Grosso decretou hoje situação de emergência ambiental por 60 dias devido às altas temperaturas. O objetivo é buscar apoio do governo federal para reforçar as ações no combate aos incêndios florestais que vêm ocorrendo na região do Pantanal.

O que aconteceu

Cerca de 100 militares estão acompanhando a evolução dos incêndios em tempo real no estado com o auxílio de satélites. Os bombeiros estão divididos em oito frentes de combate ao incêndio e contam com dois aviões, um helicóptero, 11 barcos, caminhões-pipa e viaturas.

Em algumas regiões afetadas o Corpo de Bombeiros conta com a ajuda do Exército Brasileiro e dos povos indígenas.

As ações de combate estão divididas entre as áreas: Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

Segundo o governo, o decreto considera as previsões de altas temperaturas e baixa umidade para os próximos dias, que favorecem a ocorrência dos incêndios. Nesta terça, a máxima na capital Cuiabá chegou a 42ºC, segundo o Inmet.

Tem vários focos ativos [de incêndio] no Parque Estadual Encontro das Águas. Mas esse fogo já pulou para Mato Grosso do Sul e já lambeu uma boa parte do Pantanal do Paiaguás. Outro foco que preocupa é o que vem do Parque Nacional e já chegou à Transpantaneira. O negócio tá feio.
Gustavo Figuerôa, diretor da ONG SOS Pantanal

O documento [sobre a situação de emergência[ é um reforço ao Decreto nº 579/2023, que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até 30 de novembro, para atender à exigência do governo federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.
Governo de Mato Grosso

Incêndio florestal no Parque Encontro das Águas, às margens do rio São Lourenço, no Pantanal, perto de Poconé (MT)
Incêndio florestal no Parque Encontro das Águas, às margens do rio São Lourenço, no Pantanal, perto de Poconé (MT) Imagem: Rogerio Florentino - 12.nov.23/AFP

Fogo chegou a MS

O biólogo e diretor da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figuerôa, disse ao UOL na noite desta terça que o fogo está descontrolado em Mato Grosso. Segundo ele, além de vários focos ativos de incêndio no Pantanal, as chamas já chegaram ao Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul confirmou os focos de incêndio na divisa com Mato Grosso. De acordo com a entidade, equipes foram mobilizadas para trabalhar em conjunto com bombeiros do estado vizinho. Ainda não há confirmação exata sobre as dimensões dos incêndios e áreas afetadas.

Incêndios em 2020

Em 2020, incêndios de alta intensidade queimaram mais de 30% do território do Pantanal, na porção brasileira, segundo pesquisa conduzida por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o levantamento, esses incêndios queimaram uma área de 44.998 quilômetros quadrados, valor bem acima do que havia sido estimado em pesquisas anteriores, que variavam entre 14.307 quilômetros quadrados e 36.017 quilômetros quadrados.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.