'Parece que estamos perto de um vulcão': o sufoco na cidade campeã de calor
Simone Machado
Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)
15/11/2023 04h00Atualizada em 15/11/2023 17h16
"Parece que estamos próximos de um vulcão". É dessa forma que o empresário Rider Soares, de 39 anos, define os últimos dias em Porto Murtinho (MS). A cidade de 17 mil habitantes, a 438 km de Campo Grande, registrou a maior temperatura do Brasil na segunda (13), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): 42,2°C. No domingo, chegou a 42,7ºC, superando a máxima do dia anterior de 42,3º C.
Como o calor afeta moradores?
Moradores dizem que é difícil sair de casa. "Aqui sempre foi calor, mas nesses últimos dias está demais. É impossível sair nas ruas ou trabalhar em um ambiente sem ar-condicionado. Logo cedinho já está calor e segue abafado até quando escurece. Sair na rua dá a sensação de estar em algum lugar fechado, quase sem ar", diz o empresário Rider Soares.
Só tomando muito tereré e ficando no ar-condicionado para refrescar um pouco.
Rider Soares, empresário
Quem precisa sair para trabalhar busca alternativas. O motorista Marcelo Santos, de 42 anos, conta que passou a ter sempre no veículo uma bolsa térmica com garrafinhas de água.
Mesmo com o ar-condicionado do carro ligado e a proteção de insulfilm, fica muito quente. Como não tem como parar toda hora para beber água, levo as minhas e só paro quando preciso enchê-las de novo.
Marcelo Santos, motorista
Sorveteira fatura. As altas temperaturas são uma vantagem para Marilei Bagarolo Silva, de 64 anos, que tem uma sorveteria na cidade. O movimento maior é à noite, quando o sol dá uma trégua. Ela mesma se refresca tomando muita água e um sorvetinho.
As pessoas ficam desesperadas querendo algo gelado para se refrescar. Daí à noite, quando não tem mais sol, elas aproveitam para sair de casa e tomar sorvete. O movimentou aumentou uns 30% nos últimos dias.
Marilei Bagarolo Silva
Até tomar banho está difícil devido às altas temperaturas, segundo a moradora. "A água da caixa d'água está muito quente, as da torneira chegam a queimar a pele de tão quente que ficam."
Moradores temem piora no verão. "Estamos na primavera, não quero nem imaginar o que vamos enfrentar no verão. Aqui sempre foi quente, mas este ano está superando tudo", diz a empresária.
É a mais quente?
A lista de cidades com as maiores temperaturas durante a onda de calor que atinge o Brasil se modifica todos os dias. A primeira posição de Porto Murtinho ocorreu na segunda-feira. Já na terça, Corumbá, também em Mato Grosso do Sul, havia registrado a maior temperatura até as 15 horas, segundo o Inmet, com 43,3ºC. Mato Grosso do Sul domina o ranking de cidades com as maiores temperaturas.