Esse conteúdo é antigo

Chuvas em SC: vídeo mostra avanço de enchente em rua de Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, registrou a segunda maior enchente da história do município neste sábado (18). Imagens de câmera de segurança mostram, hora a hora, uma rua sendo tomada pelas águas.

O que aconteceu:

Rio do Sul é cortada pelo rio Itajaí-Açu. Metade das ruas da cidade foram invadidas pelas águas.

Imagens de uma câmera de segurança mostram, hora a hora, o avanço das águas na rua Fernando Silva. Às 19h de sexta-feira, havia um pequeno fio de água correndo pela sarjeta. Às 20h, a rua já estava alagada, mas ainda não havia invadido os imóveis.

Às 2h da madrugada de sábado, as águas começaram a subir e entrar nos imóveis. Às 11h de sábado, o nível das águas já estava pela metade dos portões de garagem. Já às 18h, não era mais possível ver os portões.

Essa é a segunda maior cheia enfrentada pelo município, atrás apenas da ocorrida em 1983.

De acordo com a prefeitura, o rio já começou a baixar, mas devido os alertas da Defesa Civil para novos temporais na região, o nível da água pode voltar a subir.

Nesta sexta-feira (17), a prefeitura emitiu novo decreto de calamidade pública. O município recorreu ao governo do estado para auxiliar na reconstrução de prédios públicos e da estrutura pública destruídas pelas tempestades, além de facilitar o acesso de crédito às empresas.

Dados da Defesa Civil apontam que 6.501 residências foram atingidas pelos alagamentos. O número de desalojados é de 18.853. Rio do Sul mantém 21 abrigos abertos, que estão com 1.056 pessoas.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul pediu doações de colchões e cobertores para ajudar os atingidos pelos temporais. Os interessados podem telefonar para o 199, informar que pretende doar e os materiais serão recolhidos a domicílio por equipes da Defesa Civil.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.