Conteúdo publicado há 3 meses

Chuvas no Sul deixam 8.500 desabrigados e mais de 200 cidades atingidas

As chuvas que atingem a região Sul deixaram mais de 8.500 pessoas desabrigadas até o início da madrugada de hoje (20), segundo os dados mais atualizados da Defesa Civil nos dois estados.

O que aconteceu

Santa Catarina e Rio Grande do Sul vêm sofrendo com vendavais, alagamentos, enxurradas e soterramentos. Desde a última segunda-feira (13), três pessoas morreram em SC e quatro no RS por causa das catástrofes.

No Rio Grande do Sul, 2.653 pessoas foram desabrigadas até a madrugada de hoje. Na área mais afetada pelas enchentes, o vale do rio Taquari, na região central do estado, foram abertos 35 abrigos públicos em 10 municípios, segundo a Defesa Civil.

O Rio Grande do Sul soma ainda 7.527 desalojados, diz a Defesa Civil. Este é grupo de pessoas que também tiveram que deixar suas casas, mas não precisam de abrigo público por poderem ficar com parentes ou amigos.

Em Santa Catarina, o número de desabrigados chega a 5.858. De acordo com a Defesa Civil, foram abertos 82 abrigos públicos em 37 municípios, especialmente na região Oeste, para atender esse público. O número de desalojados não foi divulgado.

Mais de 200 cidades foram atingidas nos dois estados. No Rio Grande do Sul, 138 prefeituras reportaram danos à Defesa Civil. Em Santa Catarina, 71 municípios já foram atingidos e 11 deles foram colocados em estado de calamidade pública.

Quase 30 trechos de rodovia estão bloqueados nos dois estados. No Rio Grande do Sul, são 20 bloqueios totais ou parciais devido a quedas de barreira ou erosão do asfalto. Em Santa Catarina há nove trechos interditados, diz a Defesa Civil.

Tempo fica estável, mas alerta continua

O mau tempo deverá dar uma trégua no Sul nessa semana. Nas regiões mais atingidas nos dois estados, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir de amanhã (21), mas em intensidade menor do que na semana passada.

Continua após a publicidade

Os estados, no entanto, seguirão em estado de atenção para possíveis novos alagamentos. Ontem (19), a Defesa Civil do RS emitiu alertas de inundação para seis rios da região, que podem forçar mais pessoas a deixarem suas casas.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes