Cariani diz que operação da PF foi uma surpresa: 'Empresa regulada'

O influenciador fitness Renato Cariani se posicionou após ser alvo de busca e apreensão em uma operação da Polícia Federal, que apura o desvio de produtos químicos para a produção de crack.

O que ele disse

"Para mim, para a minha sócia e para todas as pessoas, foi uma surpresa", afirmou Cariani em um vídeo publicado no Instagram.

O influenciador disse que não teve acesso à investigação porque o processo está sob segredo de Justiça: "Os meus advogados agora vão dar a entrada pedindo para ver esse processo, e aí sim eu vou entender o que consta nessa investigação".

"É uma empresa com sede própria, que tem todas as licenças, todas as certificações nacionais e internacionais, uma empresa que trabalha totalmente regulada", argumentou o influenciador.

"Todos os sócios sofreram busca e apreensão", declarou ao comentar a respeito da presença da Polícia Federal em sua casa hoje. No total, foram 18 mandados em endereços de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, divulgou a PF.

Na noite de hoje, o influenciador afirmou que ele e seus advogados seguiam sem acesso à investigação, mesmo após a defesa dar entrada na solicitação logo pela manhã. Eles aguardam a autorização judicial, informou Cariani, que acrescentou agradecendo aos seguidores pelas mensagens de apoio.

A empresa que está sofrendo a investigação foi fundada em 1981, então ela tem mais de 40 anos de história. Ela é uma empresa linda, [em que] a minha sócia, com 71 anos de idade, ainda é a grande administradora, a grande gestora, é quem conduz a empresa. É uma empresa com sede própria, que tem todas as licenças, todas as certificações nacionais e internacionais, que trabalha totalmente regulada. Então, para mim, para a minha sócia e para todas as pessoas, foi uma surpresa.
Renato Cariani após operação da PF

O que eu estou vendo, o que eu estou sabendo é o que vocês estão sabendo através das mídias, portais e canais. Infelizmente, ainda não tive acesso, espero que amanhã, de verdade, de coração, meus advogados tenham e eu possa entender o que está acontecendo. Mas eu estou bem, super tranquilo, minha família está super bem. Como eu disse para vocês, eu sou sócio de uma empresa e, por isso, eles vieram cumprir mandado aqui porque essa empresa, como outras, estão sendo investigadas, mas eu estou tranquilo.
Renato Cariani, nas redes sociais, na noite de terça

Entenda a operação

Segundo a PF, o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando "laranjas" para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais.

Continua após a publicidade

A Anidrol, empresa do que Renato Cariani é sócio, foi alvo de busca e apreensão de policiais federais. A indústria farmacêutica é sediada em Diadema, na região metropolitana de São Paulo.

O Ministério Público pediu a prisão de Renato Cariani, mas a Justiça negou.

No total, foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação da organização criminosa. São aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo, segundo a PF.

Quem é Renato Cariani

Renato Cariani é fisiculturista e influencer fitness, com mais de 4 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Graduado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos, ele exibe em suas biografias nas redes sociais que é professor de química, além de professor de educação física, empresário e youtuber.

Somadas todas as redes sociais, Renato Cariani tem mais de 13,6 milhões de seguidores. Ele se apresenta como coach e instrutor de condicionamento físico.

Continua após a publicidade

Atleta profissional de fisiculturismo, Cariani também participa de competições nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes