Vem chuva aí: quais regiões do Brasil serão as mais afetadas por temporais?
O Brasil terá volumes elevados de chuvas nos próximos dez dias. Segundo previsão da MetSul, a chuva deverá atingir ao menos 50 mm na maior parte do país —apenas alguns pontos das regiões Nordeste e Sudeste não terão muitas precipitações no mês de janeiro.
O que aconteceu
Região Norte no período mais chuvoso do ano. Apesar dos efeitos do El Niño, o instituto de meteorologia projeta que alguns pontos do Norte do Brasil, como a região amazônica e o Amapá, terão volumes altos de chuvas.
Nordeste com menos chuvas. Ao contrário do restante do país, a região Nordeste —especialmente o estado da Bahia— terá menos chuvas nos próximos dez dias, segundo a projeção. Maranhão, Piauí e Ceará tendem a ser os estados que receberão mais chuvas no período na região.
No Centro-Oeste, a chuva será mais frequente. A região terá pancadas rotineiras alternadas com momentos de sol, típicas dessa época do ano. Nos estados de Mato Grosso e de Goiás, diversas localidades devem atingir marcas de 100 mm a 200 mm.
Sudeste com chuvas isoladas e temporais. Também sob influência de uma massa de ar tropical quente e úmida, a região terá condições parecidas com as do Centro-Oeste. Enquanto São Paulo terá risco de precipitação isoladamente excessiva, Minas Gerais terá os maiores acumulados no sul do estado e também no Triângulo Mineiro.
Por fim, ainda segundo a MetSul, chuvas de 50 mm a 100 mm são esperadas na maioria das cidades do Sul do Brasil. Enquanto em Santa Catarina e no Paraná a chuva será mais volumosa no leste dos dois estados, o Rio Grande do Sul deve ter pontos com marcas acima de 200 mm.
Episódios isolados. O instituto também reforça que, nessa época do ano, as chuvas no Brasil são associadas à umidade e ao calor. Então, as projeções de dez dias acabam não detectando episódios de altíssimos volumes localizados de chuva em um curto intervalo de tempo.
Deixe seu comentário