RS e SC estão sob alerta para chuva, granizo e ventos de mais de 90 km/h

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para áreas de instabilidade que vão se deslocar sobre todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, provocando temporais com raios, granizo e fortes rajadas de vento nos próximos dois dias.

O que vai acontecer

Área de baixa pressão aumenta o fluxo de ar úmido e quente vindo do norte. Essa configuração vai potencializar as áreas de instabilidade entre Argentina e Uruguai que, posteriormente, avançarão sobre parte da região Sul do Brasil, segundo o Inmet. O alerta é válido para amanhã e quarta-feira (17).

Há previsão de temporais com raios, granizo e vendavais. O Inmet alerta para rajadas de vento acima de 90 km/h em quase todo o Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Já a Metsul Meteorologia prevê rajadas de mais de 100 km/h.

Inmet espera mais de 100 mm de chuva por dia em algumas regiões. Em função do calor e da umidade, também há risco de tempestade no Paraná, mas de forma mais isolada.

Instabilidade perde força na quinta (18), mas tempo segue instável. A partir deste dia, o sistema de baixa pressão atmosférica começa a se deslocar para o mar, mas ainda deixa o tempo instável — principalmente no leste e no norte de Santa Catarina e Paraná.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.